Fórum Justiça

ANADEP comemora realização do 1º concurso para Defensor Público em Santa Catarina

23/10/2012

Compartilhe!

Após intensa mobilização da sociedade catarinense, o governador Raimundo Colombo (PSD) aprovou o regulamento do 1º concurso para defensor público em Santa Catarina. De acordo com o edital, serão 150 vagas, sendo 60 para defensores públicos e 90 para servidores (nível superior e médio).

O Estado foi o último do país a criar a Defensoria Pública, como determina a Constituição Federal. Há 7 anos, a ANADEP integra o Movimento pela Criação da Defensoria Pública no Estado e vem trabalhando para assegurar a implementação de uma Instituição democrática, autônoma, descentralizada, transparente e com profissionais preparados e compromissados com a proteção e promoção dos direitos humanos.

Desta forma, para o presidente da Anadep André Castro a realização do concurso público é mais uma vitória, contudo a luta para que a Defensoria Pública seja instalada de forma efetiva e correta deve continuar. “Após 24 anos de completa omissão, finalmente a criação da DPE/SC começa a se transformar em realidade. A abertura do concurso com 60 vagas para provimento imediato é uma grande vitória do movimento e seguiremos nossa luta pela ampliação das vagas, a exemplo do Estado do Paraná, onde conseguimos a criação de 207 vagas e a abertura de concurso para 582 cargos de defensor”, pontuou.

A DPE/SC contará com 21 unidades regionais distribuídas por todo o território catarinense: Araranguá, Blumenau, Caçador, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê.

Sobre o certame

A organizadora do concurso para a recém-criada DPE/SC já foi escolhida. A Fepese, fundação ligada a professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi eleita pela Procuradoria Geral do Estado para elaborar as provas da seleção. O edital do certame foi lançado, nesta quarta-feira (10). A previsão é de que os defensores tomem posse em março de 2013.

A inscrição para concorrer ao cargo de defensor poderá ser feita apenas pela internet, no site, entre os dias 11 de outubro e 9 de novembro, e custará R$ 200. A carga horária de trabalho será de 40 horas semanais e o salário é de R$ 8.400.

Exige-se que os candidatos sejam bacharéis em Direito. O concurso, com validade por dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, reserva 5% das vagas para os candidatos aprovados que são portadores de deficiência.

O concurso terá cinco provas: uma objetiva, duas práticas, uma oral e uma de títulos. Entre as disciplinas que farão parte das provas encontram-se as diferentes áreas do Direito, como Administrativo, Civil, Constitucional, da Criança e do Adolescente, do Consumidor, do Trabalho, Eleitoral, Empresarial, Penal, Processual e Tributário, além de Direitos Humanos, Filosofia do Direito, legislação do Estado de Santa Catarina, princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública e Sociologia Jurídica.

A Comissão do Concurso será composta por dois procuradores do Estado e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Santa Catarina (OAB/SC).

Confira o edital:
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/1480/edital_do_concurso_de_SC_.pdf

http://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=15613

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course