Fórum Justiça

Aprovada PEC que dá autonomia às defensorias da União e do DF

08/07/2013

Compartilhe!

Aprovada PEC que dá autonomia às defensorias da União e do DF

Agência Câmara e Agência Brasil – 03/07/2013 – 21h38

A Câmara dos Deputados aprovou, por 408 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 207, que estende às defensorias públicas da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária concedidas às defensorias estaduais.

A PEC, de autoria do Senado Federal, ainda precisa ser aprovada em segundo turno para poder ser promulgada pelo Congresso Nacional. Ao término da votação, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que vai propor aos líderes partidários na terça-feira (9/7) da próxima semana a quebra de interstício para poder votar a proposta, em segundo turno, na própria terça-feira.

A votação foi acompanhada por um grupo de servidores das defensorias, que ocupou as galerias da Câmara. A cada discurso favorável à PEC, eles se manifestavam com aplausos.

Alguns deputados, no entanto, afirmaram que a PEC é corporativa. Os deputados Silvio Costa (PTB-PE) e Mendonça Filho (DEM-PE) argumentaram que a proposta é meramente corporativa e não atende aos interesses do País. Silvio Costa disse que a proposta é “demagógica” e que a autonomia administrativa vai reservar parte do Orçamento, o que pode comprometer as contas públicas. “O Estado brasileiro vai quebrar”, disse.

Já Mendonça Filho afirmou que nenhuma instituição pode se colocar acima dos poderes definidos pela Constituição – Legislativo, Judiciário e Executivo. “As corporações ganham força e peso no País, e elas não podem se sobrepor ao interesse geral”, disse. Ele declarou que a proposta abre caminho para que outras carreiras também reivindiquem essa autonomia.

Instituição de Estado

Os dois deputados, no entanto, foram minoria no debate. Mendonça Filho chegou a bater boca com o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que defendeu a proposta. Segundo ele, a defensoria tem de deixar de ser uma instituição do governo e passar a ser uma instituição de Estado. “A defensoria não pode ficar subordinada a governos”, disse Teixeira.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), ressaltou que a PEC apenas garante à União e ao Distrito Federal a mesma autonomia já garantida aos estados. Já o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), destacou que a defensoria atua não apenas na defesa dos mais pobres, mas também das pessoas com deficiência.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse que o fortalecimento da defensoria vai beneficiar os mais pobres e as mulheres. “É um avanço para mulheres, que, pela defensoria, fazem valer a Lei Maria da Penha”, disse.

http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/64420/aprovada+pec+que+da+autonomia+as+defensorias+da+uniao+e+do+df.shtml

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
download samsung firmware
Download WordPress Themes
free online course