Fórum Justiça

Team

O Fórum Justiça conta com uma equipe dedicada a transformar as ideias em realidade. São pessoas de diferentes gerações e origens, que têm em comum a aspiração por um sistema de justiça que contribua para uma sociedade democrática, inclusiva e plural.

Conheça a seguir a equipe do Fórum Justiça:

Coordination

Rosane M. Reis Lavigne
General Coordinator

Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado e MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito Rio. Integrante do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS. Ativista feminista, participa da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB e da ColetivA Mulheres Defensoras Públicas do Brasil. Co-Coordenadora do Fórum Justiça.Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado e MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito Rio. Integrante do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS. Ativista feminista, participa da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB e da ColetivA Mulheres Defensoras Públicas do Brasil. Co-Coordenadora do Fórum Justiça.

João Helvécio de Carvalho
General Coordinator

Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro desde 1996, atua na Tutela Coletiva Regional. Foi Coordenador do Núcleo de Terras e Habitação no período das Olimpíadas de 2016. Integrou várias diretorias da entidade classista de Defensores e Defensoras. Ex-advogado sindical de profissionais da educação da rede pública e particular e de trabalhadoras e trabalhadores domésticos do Sul Fluminense. Ex dirigente do Movimento de Posseiros Urbanos de Volta Redonda. Co-coordenador do Fórum Justiça.Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro desde 1996, atua na Tutela Coletiva Regional. Foi Coordenador do Núcleo de Terras e Habitação no período das Olimpíadas de 2016. Integrou várias diretorias da entidade classista de Defensores e Defensoras. Ex-advogado sindical de profissionais da educação da rede pública e particular e de trabalhadoras e trabalhadores domésticos do Sul Fluminense. Ex dirigente do Movimento de Posseiros Urbanos de Volta Redonda. Co-coordenador do Fórum Justiça.

Mônica de Melo
General Coordinator

Defensora Pública de São Paulo. Professora Doutora de Direito Constitucional da PUC-SP. Integrante do Grupo de Pesquisa Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade da PUC-SP. Co-Coordenadora Geral do Fórum Justiça

Paulo Malvezzi
Executive Coordinator

Advogado, mestre em filosofia pela Unifesp, com ampla trajetória de pesquisa e ativismo na área de direitos humanos. Foi coordenador-geral do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), assessor jurídico da Pastoral Carcerária Nacional e assistente da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de São Paulo. Atualmente, integra o Núcleo de Filosofia e Política (FiloPol) da Unifesp, é conselheiro do Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC) e Coordenador Executivo do Fórum Justiça.

Board

Vinícius Alves

Vinícius Alves Barreto da Silva is a Ph.D. student in Law at the University of Ottawa, Canada. He has a Master's Degree in Theory and Philosophy of Law (2017) and a Bachelor of Law from the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014.) He is a founding member of the Justice Forum in Brazil. He is interested in the internationalization of legal education and the political economy of production and circulation of legal knowledge. He also conducts empirical research on political relations within legal institutions focused on access to justice, particularly the Public Defender's Office in Brazil and other Latin American countries.

Ana Paula Sciammarella

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Integrante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Lutas Sociais (NELUTAS/UNIRIO) e do Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito (NSD/UFF). Possui interesse e experiência de pesquisa em temas que relacionam as desigualdades de gênero e raça no sistema de justiça. É pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Coordenadora do projeto Diálogos sobre Justiça Reprodutiva (UNIRIO, UFRRJ e UFF).

Rodrigo de Medeiros Silva

Advogado de movimentos sociais e entidades de direitos humanos por 20 anos, atualmente é Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Foi também assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal de Fortaleza e consultor da Unesco para o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), junto à Secretaria Geral da Presidência da República. Doutorando em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle, mestre em Direitos Humanos pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, especilista em Direito Civil e Direito Processual pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural e graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza.

Technical Team

Bruno Carvalho
Executive Coordination and IT Assistant

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e assessor de tecnologia do Fórum Justiça. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e assessor de tecnologia do Fórum Justiça.

Josinete Maria Pinto
Thematic Assistant

Educadora Popular. Graduada em História pela Universidade Gama Filho (UGF). Com especialização em Gestão Pública Municipal pela UFF. Pesquisadora na Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária do Médio Paraíba (InTECSOL/UFF), com o tema: A Lei Municipal de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva como um direito conquistado pelas cooperativas de catadores de resíduos sólidos em Volta Redonda. Atua no movimento de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional em articulação com o Fórum Justiça Volta Redonda.

Caroline Oliveira
Administrative and Financial Assistant

Formada em Publicidade com habilitação em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há mais de 13 anos em organizações sociais com gestão de projetos e coordenação administrativa e financeira.

Allan Nascimento
Communication Assistant

Jornalista com mais de 10 anos de experiência. Atuou em redações de jornais/portais, TV e rádio, e em agências de comunicação com foco em relações públicas e em produção de conteúdo. Passou pelo Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco, TV Globo, Rádio Jornal e Estadão e colaborou com veículos como UOL, GloboNews e Continente.

Gabrielle Nascimento
Research Assistant

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestranda em Sociologia na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

FJ Volta Redonda

Edir Antônio de Oliveira

Metalúrgico aposentado. Reside em Volta Redonda. Atua no Movimento Fé e Política e Fórum Justiça.

Hélio Antônio Alves

Educador Popular. Reside em Volta Redonda. Atua na construção da Juventude Operária Cristã (JOC), Economia Solidária e Fórum Justiça.

João Helvécio de Carvalho

Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro desde 1996, atua na Tutela Coletiva Regional. Foi Coordenador do Núcleo de Terras e Habitação no período das Olimpíadas de 2016. Integrou várias diretorias da entidade classista de Defensores e Defensoras. Ex-advogado sindical de profissionais da educação da rede pública e particular e de trabalhadoras e trabalhadores domésticos do Sul Fluminense. Ex dirigente do Movimento de Posseiros Urbanos de Volta Redonda. Co-coordenador do Fórum Justiça.

Josinete Maria Pinto

Educadora Popular. Graduada em História pela Universidade Gama Filho (UGF). Com especialização em Gestão Pública Municipal pela UFF. Pesquisadora na Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária do Médio Paraíba (InTECSOL/UFF), com o tema: A Lei Municipal de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva como um direito conquistado pelas cooperativas de catadores de resíduos sólidos em Volta Redonda. Atua no movimento de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional em articulação com o Fórum Justiça Volta Redonda.

Regional Coordination

Adalene Ferreira Figueiredo da Silva

Doutoranda em Direito na UniLaSalle, Mestra em Direitos Humanos pela UniRitter, Advogada e pesquisadora. Coordenadora do Fórum Justiça/RS

Camila Belinaso

Mestra em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle, com bolsa CAPES/PROSUC. Especialista em Políticas Públicas e Justiça de Gênero pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales- CLACSO, com bolsa Marisa Letícia Lula da Silva. Inscrita na OAB/RS, atua no âmbito das políticas penais e socioeducativas vinculada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Compõe grupos de estudos e espaços de ativismo social por um mundo menos desigual.

Emily Teles

Advogada trabalhista e sindical. Possui especialização em Direito e Processo do Trabalho. Atua com direito individual e coletivo do trabalho, através da representação de trabalhadores e sindicatos de trabalhadores. Integra a Rede Nacional de Advogados Populares no Rio Grande do Sul. Tem interesse por temáticas de Direito do Trabalho, Direitos Humanos, ações coletivas, representação popular e litígio estratégico.

Fernanda Koch Carlan

É Advogada inscrita na OAB/RS nº 106.786. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade da Universidade La Salle (2020). Especialista em Ciências Penais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz. É associada ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Compõe a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares do Rio Grande do Sul (RENAP/RS). Moderou o Grupo de Estudos de Direito e Criminologia da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (2018 a 2020).

Juliane de Almeida Durão

Graduada em Direito pela UFN, Santa Maria/RS, especialista em direito público pela Escola Superior da Magistratura Federal - Esmafe/RS, e em direito do trabalho e processo do trabalho pela Fadergs. Advoga na área de direito coletivo e sindical há mais de 10 anos. Palestrante em matérias relacionadas ao direito das mulheres, gênero e direitos humanos na área trabalhista.

Júlio Picon Alt

Doutorando e mestre no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), integrante da Acesso Cidadania e Direitos Humanos, entidade pelo qual preside o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS), sócio fundador do FJ/RS e do Instituto de Pesquisa Direito e Movimentos Sociais (IPDMS), atua através da educação e assessoria jurídica popular, nas temáticas de acesso a terra (rurais, urbanas), questão agrária, conflito ambiental e DHs.

Rodrigo de Medeiros Silva

Advogado de movimentos sociais e entidades de direitos humanos por 20 anos, atualmente é Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Foi também assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal de Fortaleza e consultor da Unesco para o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), junto à Secretaria Geral da Presidência da República. Doutorando em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle, mestre em Direitos Humanos pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, especilista em Direito Civil e Direito Processual pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural e graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza.

Alessandra Quines

Defensora Pública do estado do RS desde 2006; foi dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, de 2014 a 2016 e a primeira coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria, no mesmo período. Foi coordenadora da Defensoria Pública Itinerante. De 2016 a 2018 atuou na missão “Apoio ao Fortalecimento do Setor da Justiça em Timor-Leste”, representando a Defensoria Pública do RS, a Agência Brasileira de Cooperação e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. É especialista em corrupção e direitos humanos, e em sistema interamericano de direitos humanos, ambos pela Universidade do Chile; é especialista em políticas públicas para indígenas e afrodescendentes pela PUC-Peru e é Mestra em Direitos Humanos pela Uniritter. Atualmente, é representante da ANADEP no CNDH e integrante da comissão de defesa dos povos indígenas da ANADEP.

FJ Ceará

Elizabeth Chagas

Natural de Mamanguape, na Paraíba e defensora pública estadual desde 2006. Formada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ e especialista em Direito de Família. Foi titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Fortaleza por oito anos. Foi Diretora Jurídica e de Prerrogativas da Associação Das Defensoras e Defensores Públicos do Ceará por quatro anos, participando ativamente de conquistas e lutas associativas. Ocupou o cargo de secretária-executiva da Defensoria Pública do Estado do Ceará, entre 2015-2019. É atualmente titular do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Ceará e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Maria da Penha. Sua atuação é reconhecida nacionalmente pelo Prêmio Innovare, com projeto Mulheres Agrárias: Autonomia Já, em 2014, e pelo Prêmio Fórum de Justiça com o projeto Mulher sem Medo, em 2015. É defensora pública geral do Estado do Ceará em seu segundo mandato (2019-2021/ 2021-2023). Em sua gestão, recebeu o reconhecimento público pelas políticas desenvolvidas nas áreas de comunicação, tecnologia da informação, transparência, igualdade racial, população trans e direitos humanos. Possui o Título de Cidadã Cearense conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em reconhecimento aos expressivos serviços prestados à população cearense e também o Troféu Forças Vivas por suas atividades, na área do Direito e em prol de uma sociedade mais justa.

Lia Cordeiro Felismismo

Graduada em Direito. Defensora Pública do Estado do Ceará. Mestrado em Direito Constitucional.