Fórum Justiça

“CNJ, Gênero e Raça” foi tema de mesa de trabalho de Colóquio do FJ

29/06/2022
Democratização do Sistema de Justiça

Compartilhe!

A “Mesa de Trabalho: CNJ, Gênero e Raça”, realizada virtualmente na última quarta-feira (15/06), abordou pesquisas e políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para expor desafios e avanços desse órgão no enfrentamento à violência e na promoção da  igualdade racial e de gênero no sistema de justiça. 

Promovido pelo projeto “ColetivAmente: Diálogos de mulheres do Sistema de Justiça”, do FJ, em parceria com Projeto de pesquisa e Extensão DIGNA da UNIRIO, o evento encerrou o ciclo de atividades preparatórias para o Colóquio “Sistema de Justiça e Sociedade: marcos para a redemocratização do Brasil”, que celebra os dez anos do FJ. 

Professora da UNIRIO e integrante do FJ, Ana Paula Sciammarella mediou a mesa que contou com integrantes da academia, do judiciário e dos movimentos sociais, que lançaram luz sobre principais dificuldades do sistema de justiça de lidar com os temas gênero e raça, e como o CNJ pode tornar o engajamento nessas temáticas maior, e mais permeável à participação da sociedade civil.

A primeira expositora, a magistrada Mariana Yoshida, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, falou da trajetória da pesquisa na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) sobre participação feminina no CNJ. Ela lembrou que das 106 vagas do CNJ já ofertadas, apenas 23 foram ocupadas por mulheres, cerca de 21% do total, e nenhuma mulher negra. Em todo o Brasil, lembrou, há cerca de 39% de juízas mulheres. Outro ponto que ela ressaltou foram as dificuldades de trabalhar o tema raça em pesquisas da magistratura, devido à ausência de dados, inviabilizando durante muitos anos a pressão para que o judiciário enfrentasse o problema. Das 23 conselheiras, a pesquisa sugere que 22 são brancas por heteroidentificação, pois não há dados oficiais a esse respeito.

A pesquisa está no momento de análise das biografias das conselheiras com o objetivo de verificar o tipo de participação feminina indicada para ocupar o CNJ, quem são essas mulheres e como chegaram a ocupar esse cargo. 

Oficial de Incidência Política do Instituto Internacional de Direitos Humanos Raça e Igualdade, a advogada Adriana Avelar também ressaltou a problemática da falta de dados sobre a questão raça e gênero. Sobre a questão racial, pontuou que, apesar do arcabouço legislativo, o judiciário demorou a adotar medidas de promoção da equidade racial em suas instituições. Adotou política de cotas somente em 2014, quando eram 88% de juízes, e 16% negros. Ela lembrou que ainda assim, o número de magistrados/as subiu para 18% em 2018. Adriana destacou que nos Estados Unidos há mais mulheres negras na magistratura do que no Brasil, sendo que lá a população negra é de cerca de 30% e aqui de mais de 50%. 

A pesquisadora destacou a relevante mobilização do movimento negro de magistradas e magistrados que se articulou para que o sistema de justiça começasse a enfrentar a questão com uma agenda definida.

A pesquisadora Myllena Calasans falou da sua experiência como integrante do Consórcio Lei Maria da Penha e do Cladem e do percurso de luta e pressões, marcado por vários obstáculos impostos pelos detentores do poder dentro do judiciário. Lembrou que a Lei Maria da Penha foi criada logo após o CNJ (2003), em 2006, representando um marco de impulsionamento na discussão de gênero no sistema de justiça. 

Entretanto, lamentou que a participação do movimento nesse espaço caminhe a passos lentos, com avanços e retrocessos, cujas ações ficam à mercê da presidência de turno e não de uma política institucional. A ativista contou que o CNJ nunca realizou uma audiência pública para ouvir o movimento de mulheres sobre questões que estão sendo mudadas na Lei Maria da Penha, por exemplo, sem nenhum diálogo com a diversidade do movimento. Sugeriu que cabe ao ativismo social pressionar coletivamente para a institucionalização dessa agenda com mecanismos claros para a continuidade de políticas sem que dependa de quem está à frente.

A última expositora a falar foi Fabiana Severi, professora e pesquisadora da USP, que analisou as políticas judiciárias de enfrentamento à violência doméstica. Lembrou que assim como o CNJ, a Lei Maria da Penha sofreu resistência de outros atores, citou alguns acúmulos positivos, mas que a falta de homogeneização de processos faz com que juízes/as interpretem a lei a seu modo. 

Outro ponto crítico, de acordo com a pesquisadora, é a administração autárquica do judiciário, uma espécie de captura das iniciativas progressistas por um ativismo corporativista do 1º grau, em que juízes/as de primeiro grau interpretam leis a partir do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que tem mais força de lei que a própria legislação. 

Na análise das expositoras, um dos pontos urgentes a serem superados diz respeito às regras para ingresso na magistratura, criadas para a manutenção de castas, em que homens brancos continuam sendo privilegiados e exercendo o poder. Foi unânime a afirmação de que a política de cotas implementada isoladamente não otimiza por si só esse espaço social e que além disso precisam ser aperfeiçoadas para serem eficazes. Foram dados exemplos de que quando há ações complementares como financiamento para alunos cotistas estudarem para concursos e regras mais inclusivas nos critérios de avaliação, os resultados são muito positivos. 

Concluíram que para essas e outras recomendações saírem do papel é fundamental mecanismos que incrementem a participação da sociedade civil organizada nesses espaços de decisão e elaboração de políticas judiciárias.

O Colóquio é uma realização do FJ, com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), Associação Nacional dos Procuradores do Brasil (ANPR),  ONG Criola, pela Plataforma JUSTA, Plataforma da Reforma do Sistema Político e o Instituto de Pesquisa Direito e Movimentos Sociais (IPDMS).  Saiba mais, clicando AQUI.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download micromax firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=