Fórum Justiça

Comissão Especial da PEC das Comarcas será instalada na próxima terça (16)

15/07/2013

Compartilhe!

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF

mapa

Na próxima terça-feira (16), a ANADEP dará um importante passo na tramitação daPEC 247/2013 – a PEC das Comarcas, com a reunião para instalação da Comissão Especial para acompanhamento da matéria. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), já assinou o ato de instalação da Comissão (veja aqui a íntegra do documento). A solenidade está agendada para as 14h30, no Plenário 16 do Anexo II, da Câmara dos Deputados.

De acordo com a presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, o Brasil precisa de uma Defensoria Pública forte e efetivamente estruturada em todas as Comarcas. “A alteração constitucional buscada através da PEC 247 responde aos anseios sociais tendo em vista que é inadmissível que haja defensores públicos em apenas 28% das comarcas do nosso país. A ANADEP tem se articulado diária e intensamente para que o tramite da PEC seja breve fazendo com que a Constituição Federal seja o reflexo destes anseios legítimos por garantia de direitos”, pontuou.

A PEC das Comarcas busca universalizar os serviços da Defensoria Pública em todo o território brasileiro, estabelecendo que o número de defensores públicos deva ser proporcional à efetiva demanda pelo serviço. A proposta fixa um prazo de oito anos para que todas as comarcas do Brasil passem a ter defensores públicos em número suficiente.

De acordo com dados do Mapa da Defensoria Pública no Brasil, faltam defensores públicos em 72% das comarcas brasileiras, ou seja, a Defensoria Pública só está presente em 754 das 2.680 comarcas distribuídas em todo o país. Ainda segundo a pesquisa, os estados contam com 11.835 magistrados, 9.963 membros do Ministério Público e apenas com 5.054 defensores públicos.

Tramitação: A matéria teve sua admissibilidade aprovada no dia 10 de abril último, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Só depois de apreciada e aprovada pela comissão especial, a proposta será encaminhada à deliberação do plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Para ser aprovada serão necessários 308 votos favoráveis. Depois de aprovada em dois turnos, a PEC será então encaminhada à apreciação do Senado.

Confira aqui a relação completa da composição dos membros da Comissão Especial da PEC 247/2013.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download