Fórum Justiça

Conectas e ONGs parceiras denunciam ação na ‘Cracolândia’ à ONU

30/01/2012

Compartilhe!

http://www.conectas.org/institucional/conectas-e-ongs-parceiras-enunciam-acao-na-undefinedcracolandiaundefined-a-onu

Brasil deve explicar uso excessivo da força, maus tratos, falta de acesso a saúde e a moradia adequadas
São Paulo / Genebra – A Conectas, a Pastoral Carcerária, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) e o Instituto Práxis de Direitos Humanos enviaram hoje (24/01) um ‘Urgent Appeal’ (Apelo Urgente) aos relatores especiais da Organização das Nações Unidas (ONU) para Saúde, Moradia e Tortura e Tratamento Cruel, Desumano ou Degradante, em Genebra, na Suíça. O documento trata dos abusos e omissões do poder público na operação policial iniciada em 3 de janeiro na região do Centro de São Paulo conhecida como ‘Cracolândia’.

Entre os principais pontos, estão denúncias de uso excessivo e desproporcional da força por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana, além de tratamento desumano e falta de assistência em saúde. As informações contidas no Apelo foram colhidas em Boletins de Ocorrência registrados por vítimas da violência policial, além de um inquérito instaurado pelo Ministério Público e visitas reiteradas ao local, realizadas pelas quatro ONGs autoras do documento.

“Não há nenhum motivo para que agentes do Estado atuem à margem da lei. Expor o que vimos e ouvimos à ONU e não guardar silêncio é uma maneira de responsabilizar perante a comunidade internacional os agentes públicos brasileiros que estejam envolvidos”, disse Marcos Fuchs, diretor adjunto da Conectas. “Queremos que as Nações Unidas acompanhem de perto o que está acontecendo hoje em São Paulo e investiguem principalmente os abusos policiais e as omissões na área de saúde e moradia”, completou Paulo Malvezzi Filho, do Instituto Práxis de Direitos Humanos.

Depois de receber o Apelo, os relatores da ONU solicitarão explicações ao Brasil por meio do Ministério das Relações Exteriores. Como o documento menciona responsabilidades dos governos do Município e do Estado de São Paulo, ambos deverão responder às indagações da ONU. O resultado pode ser publicado pelos relatores independentes em Genebra e submetido ao Conselho de Direitos Humanos, instância máxima de direitos humanos das Nações Unidas.

Leia aqui o Apelo Urgente

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download intex firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download