Fórum Justiça

Convite | Oficina híbrida sobre os Conselhos de Direitos Humanos em Porto Alegre (RS)

14/04/2022

Compartilhe!

O Fórum Justiça (FJ) e parceiros promovem no dia 27/04 (quarta-feira), às 14h, a oficina “Dos Conselhos de Direitos ao Sistema de Justiça: superando as aparências democráticas”. A atividade será realizada na ADPERGS, localizada na rua Gen. Andrade Neves, 90 – 81 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS) e também transmitida no canal do Fórum Justiça no YouTube. 

O objetivo do encontro é discutir a composição dos Conselhos, a falta de representatividade da sociedade civil, refletir sobre a atual política de desmonte desses espaços no âmbito nacional, estadual e municipal, além de debater estratégias para instrumentalizar e garantir a participação de conselheiros/as da sociedade civil organizada. A atividade terá duas horas de duração, iniciando com a exposição de problemas e experiências positivas e em seguida um momento para debates e encaminhamentos. 

A oficina faz parte das atividades autogestionadas do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) 2022, que ocorre de 26 a 30/04. 

Organizam o evento, FJ, Ouvidoria DPE/RS, Conselho Estadual de Direitos Humanos,  Conselho Nacional de Ouvidorias, Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (ADPERGS), ColetivA Mulheres Defensoras Públicas do Brasil,  Defensores(as) pela Democracia e a Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID).

  • Os Conselhos de direitos e sua importância 

Garantidos na Constituição Federal e fruto da redemocratização, os Conselhos são órgãos colegiados que visam por meio de deliberações, formulação, avaliação e fiscalização de políticas públicas, concretizar a participação popular democrática nas decisões políticas do Estado. Os Conselhos podem se dar nos níveis nacional, estadual ou/e municipal e possuem atribuições específicas por área temática, por exemplo, o Conselho Estadual de Direitos Humanos e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 

  • Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD)

O Fórum Social Mundial (FSM) surgiu em 2001, em Porto Alegre, como resposta ao neoliberalismo e seus impactos socioeconômicos, mais especificamente, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, Suíça.  Seu objetivo é discutir e pensar em propostas ao modelo econômico vigente e é um movimento de resistência de caráter internacional desde a sua origem, em diálogo com ONGs, movimentos sociais e organizações da Sociedade Civil de diversos países. [1]

A edição de 2022 tem como tema principal debater a transformação do sistema de justiça e a consolidação das suas instituições comprometidas com os valores da democracia, da dignidade e da justiça social. Os eixos temáticos englobam capitalismo e desigualdades, democracia e forças sociais, direitos de grupos vulnerabilizados, comunicação e tecnologias, e cultura. 

[1] Você pode encontrar mais sobre a sua história em: HADDAD, Sérgio. O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR. disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/z3bKFy7s5VvjGtZcWMdQz9P/?lang=pt# 

 

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download