Fórum Justiça

Convite | Seminário sobre a população quilombola e o acesso à justiça – Região Sul (1/04)

18/03/2022
Democratização do Sistema de JustiçaRaçaTerritórios

Compartilhe!

A atuação das Defensorias Públicas, os desafios e as estratégias para enfrentar o racismo estrutural e ambiental e garantir direitos das populações quilombolas são os temas centrais do seminário virtual As defensorias públicas no Acesso Quilombola à Justiça – Rio Grande do Sul, que será realizado no dia 1/04 de 2022 (sexta-feira), 14h, pelo canal do YouTube do Fórum Justiça (FJ). Regulação fundiária, racismo estrutural, acesso à água, desmonte das políticas públicas são alguns pontos da pauta que envolve a questão quilombola e o sistema de justiça.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando AQUI.

Serão emitidos certificados de participação de 4 horas complementares para as/os inscritas/os.

O debate vai reunir defensoras/es públicas/os, ouvidorias das Defensorias, quilombolas e assessorias jurídicas populares que vão abordar o contexto atual da população quilombola, interseccionalidade das diversas opressões que se entrecruzam e perpassam as diferentes comunidades, bem como as mudanças necessárias no interior das defensorias para defender de maneira mais eficaz os direitos mais básicos das mais de 6 mil comunidades espalhadas pelo território brasileiro. 

Este é o primeiro de uma série de seminários que serão realizados com essa temática ao longo do ano e que fazem parte de um projeto mais amplo, fruto de parceria entre Fórum Justiça (FJ), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Defensoria Pública da União (DPU), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e  Conselho Nacional de Ouvidorias Externas de Defensorias Públicas do Brasil.

Pesquisa mapeia ações das defensorias nos territórios quilombolas

O projeto inclui ainda uma pesquisa, lançada em agosto de 2021, que está mapeando ações judiciais e extrajudiciais das Defensorias Públicas junto às comunidades quilombolas. O resultado das experiências e de casos exemplares servirá de ferramenta para a construção de políticas públicas e ações estratégicas para fortalecer a relação entre defensorias públicas e comunidades quilombolas. 

A pesquisa é executada pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afroamericanos (LaPPA), do IFCH/UNICAMP.

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=