Fórum Justiça

A Coordenadora Geral do Fórum Justiça Mônica de Melo. Foto: Marie Claire

Coordenadora do Fórum Justiça Está entre Juristas Negras com Possível Indicação ao STF, Diz Revista

27/09/2023

Compartilhe!

Uma reportagem da revista Marie Claire perfilou cinco juristas negras com chances de indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal), para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposenta em outubro. Entre as cotadas está a defensora pública Mônica de Melo, Coordenadora Geral do Fórum Justiça. 

Nascida em São Paulo, Mônica é formada em Direito pela PUC-SP, onde foi contratada em 1992 como professora assistente na universidade, começando assim a carreira acadêmica. Trabalhou na Procuradoria do Estado de São Paulo e, em 2006, tornou-se defensora pública, integrando o primeiro gabinete de defensores que organizou o funcionamento da instituição em todo o estado. Depois migrou para a área de execução criminal, na qual atua até hoje. Foi responsável por redigir a proposta de criação do núcleo de direitos das mulheres na Defensoria Pública de SP, temática na qual se especializou como defensora e também em sua produção acadêmica, feita sob uma perspectiva antirracista e de gênero.

Em entrevista à Marie Claire, declarou ser favorável à legalização do consumo e venda de drogas, porque, segundo ela, “quem conhece o sistema carcerário brasileiro não vai defender a criminalização”. Também afirmou que apoia a descriminalização do aborto – tema pesquisado durante seu doutorado: “Quem é a favor da descriminalização é a favor da vida de milhares de mulheres pobres que fazem aborto clandestino e acabam morrendo.”

Além de Mônica de Melo, estão na lista de perfis da revista as juristas Livia Vaz, Lucineia Rosa dos Santos, Manuellita Hermes e Vera Lúcia Santana Araújo.

Nós defendemos que uma justiça representativa e democrática só é possível com a efetiva participação das mulheres negras. Por isso, apoiamos a campanha em defesa da indicação de uma mulher negra e progressista ao STF. 

Leia a matéria da Marie Claire aqui.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy free download
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download