Fórum Justiça

Corte IDH profere primeira sentença em caso de DPIs

17/10/2012

Compartilhe!

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) publicou nesta quinta-feira(11.10) a sentença do caso Furlan e Familiares vs. Argentina, o primeiro cuja defesa das vitimas foi feita por Defensores Públicos Interamericanos. A Corte declarou, por unanimidade, que o Estado da Argentina é internacionalmente responsável pela violação de diversos direitos de Sebastián Furlan e seus familiares.

O caso trata de um acidente sofrido por Sebastián Furlan quando tinha 14 anos, ocorrido em área militar abandonada. A Corte reconheceu a falta de providências oportunas por parte das autoridades judiciais argentinas, em razão da demora excessiva na resolução da ação civil indenizatória contra o Estado, de cujo resultado dependia o tratamento médico da vítima, dada sua condição de jovem pobre e com deficiência física.

Em abril de 2011, a Associação Interamericana de Defensorias Públicas – AIDEF, designou os Defensores Públicos Interamericanos Maria Fernanda Lopez Puleio (Argentina) e Andrés Marino Lopez (Uruguai) para atuarem no caso. A atuação dos DPIs decorre de um convênio firmado entre a Corte e a AIDEF para assegurar a assistência jurídica gratuita a vítimas que não tenham advogado. Além deste caso, os DPIs estão atuando em outros dois processos: de Oscar Alberto Mohamed vs. Argentina (N° 11.618) e da Familia Pacheco Tineo vs. Bolivia (N° 12.474).

Para o vice-presidente da ANADEP, Antonio Maffezolli, que também é um dos dois Defensores Públicos brasileiros com atuação na Corte, a vitória no caso Furlan tem valor emblemático. “Essa sentença, ademais de reparar um dano gravíssimo e bastante antigo a um então adolescente, coroa de êxito a estreia dos Defensores Públicos Interamericanos diante da Corte, cujas atuações já haviam sido bastante elogiadas pelos juízes após a audiência de instrução e debates orais”, reforça Maffezoli.

Clique aqui e leia a sentença da Corte.

Veja também aqui o comunicado da Corte IDH sobre o caso.

Fonte: ANADEP

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course