Fórum Justiça

DPMG Recebe Ouvidores-Gerais de Diversas Defensorias Públicas

04/06/2018
Democratização do Sistema de Justiça

Compartilhe!


Por Ascom

Representantes do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas estiveram na Defensoria Pública do Estado de Minas, com o objetivo de mobilização para a criação da Ouvidoria Externa da DPMG.

O encontro aconteceu na segunda-feira (07/05) e contou com a participação da defensora pública-geral de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard; do assessor Institucional, Rômulo Luis Veloso de Carvalho; do secretário do Conselho Superior, Galeno Gomes Siqueira, representando o órgão; da presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas, Vilma Reis; de diversos ouvidores-gerais de Defensorias estaduais e do Distrito Federal; além da integrante do Fórum Justiça, Elida Lauris.

a_dsc_2068

A presidente do Conselho, ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, Vilma Reis, informou que a pauta de mobilização do Conselho Nacional, que inclui cronograma de visitas às Defensorias que ainda não têm ouvidoria, foi iniciada em Minas Gerais devido à importância, antiguidade e representação da Defensoria Pública do Estado.  Atualmente, 12 Defensorias contam com ouvidor-geral externo.

Os ouvidores-gerais presentes explicaram como se dá o processo de consulta à sociedade civil em seus estados, para fins de escolha do ouvidor externo. Também destacaram a importância da criação e provimento do cargo para o fortalecimento das Defensorias.  “A Defensoria cresce com a Ouvidoria, que possibilita institucionalizar o diálogo e trazer a sociedade civil para dentro da Defensoria. O ouvidor, junto com o defensor público, trabalha em defesa do usuário, contribuindo para a humanização e qualificação do atendimento e, ainda, confere credibilidade para a Instituição”, destacaram os ouvidores.

A defensora pública-geral, Christiane Malard, salientou a importância para a Defensoria Pública de Minas Gerais da implementação da Ouvidoria, cuja criação consta no primeiro projeto de lei de autoria do defensor público-geral do Estado.

Informou que o projeto foi aprovado em dezembro de 2016, porém, devido ao limite prudencial para gastos do Estado com servidores estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda não foram possíveis a criação e o provimento do cargo, o que acontecerá com o equilíbrio econômico-financeiro e orçamentário de Minas Gerais. Acrescentou que o debate sobre o tema já passou pelo Conselho Superior e que a efetivação da Ouvidoria se trata de uma meta institucional.

Christiane Malard frisou a importância da Ouvidoria para a DPMG. “Vejo que a Ouvidoria ajuda a Defensoria a cumprir sua missão constitucional e é mais uma ponte importante da Instituição com a população”.

O secretário do Conselho Superior, Galeno Gomes Siqueira, enfatizou a importância do tema, que já foi debatido pelo Conselho Superior, onde não há resistência quanto à matéria. “Temos que construir juntos um modelo igualitário que valorize a participação da sociedade civil e a Ouvidoria é a ponte entre a Instituição e a população”.

O assessor Institucional, Rômulo Luis Veloso de Carvalho, para quem a implementação da Ouvidoria é essencial, destacou que “todo poder tem que ter legitimidade popular e, se não há essa ponte com a sociedade, um dia, a história vai cobrar como a instituição se coloca nesse sentido e a mesma será chamada para rediscutir seu desenho”.

Participaram também da reunião os ouvidores-gerais externos: Merilane Coelho (DPE/PE); Gerson da Silva (DPE/PR); Rosicléia Costa (DPE/MA); Solene da Costa (DPE/AC); Lúcio Andrade (DPE/MT); Patrícia Pereira de Almeida (DP/DF); e Alderon Costa (DPE/SP).

Após o encontro na DPMG, em continuidade à mobilização para criação da Ouvidoria externa da Instituição, os ouvidores reuniram-se com representantes de coletivos e movimentos organizados de Minas Gerais.

As atividades integraram a 2ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas realizadas nos dias 7 e 8, em Belo Horizonte.

a_dsc_2076

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download samsung firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course