4° Jornada da Moradia Digna- 02 e 03 de março
A Jornada da Moradia Digna está em sua 4° edição, as três jornadas anteriores representaram cada uma um novo momento de articulação entre entidades, órgãos públicos e movimentos sociais, preocupados com as questões urbanas e comprometidos com a concretização do direito à moradia digna e à cidade.
Assim como ocorreu nas três primeiras jornadas, pretende-se com esse evento construir espaços coletivos de formação e mobilização da sociedade – em especial de alguns segmentos como população em situação de rua, mulheres, ambulantes, imigrantes e moradores de assentamentos precários – onde se possam partilhar experiências, ampliar conhecimentos e sensibilizar a sociedade para a situação de exclusão que tem acompanhado a construção de nossas cidades.
Em 2007, realizamos a 1ª Jornada Pela Moradia Digna, que promoveu a reunião de movimentos sociais, instituições governamentais e não governamentais em um grande “mutirão da cidadania”, cuja finalidade mais geral era orientar à população nos campos jurídico, da arquitetura e engenharia, da saúde e nas questões sociais relacionadas a uma vida cidadã. Todas as atividades foram organizadas no sentido de contribuir para a capacitação dos participantes no enfrentamento das questões que impedem o acesso a uma moradia digna e a uma cidade justa.
Em 2009, ocorreu a 2ªJornada, com o tema: Equilibrar Direitos e Conquistar a Cidadania. Moradia e Meio Ambiente, com foco na discussão da habitação social e na questão ambiental.
Antecedendo a realização de ambos os eventos, realizamos um conjunto de atividades preparatórias de articulação e divulgação, com foco no fortalecimento das comunidades locais e na construção de espaços de debate sobre cada realidade específica: as pré-jornadas.
Em 2011 aconteceu nos dias 26 e 27 de fevereiro a 3ªJornada pela Moradia Digna, tendo como tema principal: O impacto dos megaprojetos e as violações do direito à cidade.
Nossa proposta é repetir na construção da 4ª Jornada esse movimento de mobilização, diálogo e partilha entre aqueles que lutam por uma cidade justa para todos e todas, promovendo durante o ano de 2012 as pré-jornadas que culminarão, no grande dia, em 2013 da 4° Jornada. O tema mobilizador da 4.a Jornada será “A Disputa pela Cidade: Conflitos urbanos e resistência popular.”
Objetivos
A Jornada cumpre um papel importante de somar forças e aglutinar as experiências de diversos setores da sociedade se convertendo em um núcleo irradiador que sirva de base para fomentar outras experiências coletivas bem sucedidas em prol da moradia e do acesso aos bem coletivos das cidades de maneira equitativa pelos seus cidadãos. De maneira geral, objetivamos atender e orientar a população privilegiando as experiências com práticas coletivas, dialógicas e multidisciplinar. Pretendemos atender a um público estimado de 1.700 pessoas (500 no dia 02 de março, 1.200 no dia 03 de março).
Objetivos específicos
– Formação de uma rede que luta pela moradia;
– Fortalecimento da luta popular;
– Chamar a atenção para os problemas da moradia/ denúncia; chamar atenção em relação aos despejos, com vistas a realizar um registro – estatístico, com base de dados e sistematizado;
– Processo – trocas entre os movimentos e as especificidades das regiões; processo pedagógico;
– Educação em direitos, descomplicando os conceitos sobre direitos e políticas publicas;
– Articular as universidades à luta popular;
– Mobilizar movimentos e entidades para unificação das pautas de lutas relacionadas aos direitos humanos
Cronograma
Pré-lançamento da 4ª Jornada da Moradia Digna, na segunda quinzena de junho de 2012.
Realização das Pré Jornadas com os segmentos juventude, movimento negro, movimento feminista, economia informal, população em situação de rua, entre os meses de agosto e outubro de 2012.
Realização das Pré- Jornadas nas comunidades entre os meses de outubro e dezembro de 2012.
4ª Jornada da Moradia em 02 e 03 de março de 2013.
Para ver o cartaz do evento acesse o link a seguir: http://www.brasildefato.com.br/node/12139