Reunião do GT Minorias – Autismo
Prezad@s Companheir@s de Luta!
O GT Minorias do Forum Justiça (www.forumjustica.com.br) conta, em sua constituição, com representantes das pessoas com autismo. A ADEFA, por exemplo, subscreveu o pacto aprovado durante a Reunião Geral realizada nos dias 08 e 09 de dezembro de 2012, na UERJ, além de ter participado de reuniões doGT ocorridas no ano de 2011.
No Pacto, as proposições do GT Minorias reproduziram as lutas comuns a tão diversos segmentos e grupos sociais reunidos em um mesmo GT. As discussões levaram a uma agenda ampla e geral, bandeira única de luta por um modelo de justiça integrador, que pudesse ser levantada pelos autistas, refugiados, catadores de materiais recicláveis, LGBT, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas e atingidos por danos ambientais – todos representados no GT Minorias.
Após esse momento de reflexão sobre as questões macro políticas, no decorrer de 2012, o GT Minorias tem se reunido com os grupos de forma mais específica. Assim, tiveram lugar reuniões com os pescadores artesanais e com as LGBT, dentre outras reuniões por vir, cuja agenda estará disponivel no site supra.
Esses esclarecimentos se fazem necessários para situar novos parceiros sintonizados com a mesma agenda de luta por direitos, que esperamos se sintam provocados a integrar essa nova fase do GT Minorias.
A questão do autismo, no RJ, tem uma relação umbilical com a história do NUDEDH – Defensoria Pública. A ACP da Associação Mão Amiga tem um potencial altamente revolucionário, mas é preciso construir com os pais e profissionais da área uma pauta política para a efetividade das medidas judiciais, com o cuidado de não transformar o Poder Judiciário em “porta de entrada para o SUS”.
Assim, CONVIDAMOS tod@s para a REUNIÃO DO GT MINORIAS do FÓRUM JUSTIÇA a se realizar na sexta-feira, DIA 23/11, às 14 HORAS, na sala 7024-B da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (R. São Francisco Xavier, 524).
A pauta da reunião, que aguarda aportes e sugestões:
1 – ACP n. 2005.001.035541-6
2 – Política Pública Estadual Integrada de Saúde e Educação para Pessoas com Atismo: a luta pela criação de um GT é estratégica?
3 – Efetividade da Lei Estadual originada do PL 689/11, veto do Governador derrubado em 28.12.2012..
Contamos com a presença de tod@s.
Atenciosamente,
Patricia Magno
Defensora Púlbica
Facilitadora do GT Minorias do Forum Justiça