Fórum Justiça

VI Festival de Direitos – 2013 – Por que Estudar Direito Hoje?

04/10/2013

Compartilhe!

VEM AÍ O VI FESTIVAL DE DIREITOS 2013

Entre os dias 29 de Outubro e 01 de Novembro de 2013, a Universidade Federal do Oeste do Pará, no auditório Wilson Fonseca, sediará o VI Festival de Direitos, com o tema: “POR QUE ESTUDAR DIREITO HOJE? Por um Direito achado na beira do rio”. Evento organizado pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – NAJUP Cabano.

Durante os quatro dias, a comissão organizadora espera reunir a comunidade participante em volta de uma ampla programação de debates, grupos temáticos, apresentação de trabalhos, além de atividades culturais.

Os palestrantes/debatedores serão do quadro docente da UFOPA, bem como de pesquisadores e profissionais externos atuantes na área.

Surgido a partir da necessidade de um fórum para debater os principais assuntos jurídicos e sociais da região, de maneira crítica e teórica, sobretudo em se tratando da região Amazônia, o Festival de Direitos deste ano traz o tema “POR QUE ESTUDAR DIREITO HOJE? Por um Direito achado na beira do rio”. Esta temática tem o objetivo de desmascarar uma das mentiras mais comuns com que se depara o estudante de direito, a de que ele deve primeiro conhecer bem as leis e os costumes da classe, grupos e povos dominantes e só depois, se quiser, tratá-los em mais largas perspectivas, sociológicas, filosóficas e críticas.

Sabemos que o sistema jurídico não é um sistema pleno e hermético que só nos cabe determinar-lhe o sentido exato, o discurso da norma, tanto quanto o discurso do intérprete e do aplicador estão inseridos em um contexto que os condiciona e, por isso, o procedimento interpretativo é material criativo e não simplesmente verificativo.

E neste viés, há, sempre, direitos além e acima da lei, até contra elas, como o direito de resistência. Faz-se assim necessário encontrar o padrão objetivo (mas não imutável) do Direito interno, no momento histórico determinado.

O grande equívoco, evidentemente, é confundir o Direito com aquilo que a pseudociência dogmática isola, para enfocar apenas um aspecto mutilado do Direito, que urge recompor.

Ainda é preciso alertar que a ciência, pois, nunca deixa de portar certas contradições ideológicas, tal como a ideologia não deixa de transmitir certas verdades deformadas. Mas não se trata de descartar o Direito em si, afinal, como dizem os ingleses, é preciso ter cuidado para não jogar fora o bebê junto com a água do banho.

Por fim, queremos mostrar que o Direito é desenganadamente política, e a questão não é ser político ou não sê-lo, pois não sê-lo é um disfarce que adota a opção política de natureza conservadora.

Nós, da Comissão Organizadora, convidamos a todos para participar de mais um Festival, Sejam Bem Vindos novamente.

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free