André Castro toma posse como novo Defensor Público-Geral
Fonte: Edição Fórum Justiça com base em matérias divulgadas Ascom ANADEP, Conjur e DPE/RJ
Estado: RJ
No último dia 5 de janeiro, segunda–feira, o defensor André Castro tomou posse como novo Defensor Público-Geral no Rio de Janeiro após ter sido o mais votado em eleição interna realizada em novembro. Estará a frente da Defensoria Pública pelos próximos dois anos, com muitos desafios, dentre eles o de intensificar a relação da instituição com os movimentos sociais. O Fórum Justiça acompanhou a cerimônia de posse ao lado de representantes do movimento de mulheres, que se somaram à grande quantidade de convidadas(os).
Castro afirmou que investirá na gestão. De acordo com ele, uma das principais conquistas sociais nos estados democráticos é a constitucionalização do direito de acesso à Justiça. Para aperfeiçoar a atuação da Defensoria Pública do Rio na prestação de assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem pagar honorários de advogado e custas judiciais, ele explicou ser indispensável modernização e melhora da estrutura de atendimento à população, especialmente no interior. Ele disse que também pretende trabalhar para ampliar as formas extrajudiciais de solução de conflitos.
O novo Defensor Público-Geral do Rio ingressou na instituição em 1998 após ser aprovado em primeiro lugar em concurso. Com 41 anos, destacou-se pela atuação no Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria, onde promoveu ações individuais e coletivas, assim promoveu soluções pela via extrajudicial. Teve proeminência também no cenário nacional e internacional ocupando funções de destaque no âmbito do sistema de justiça.