Fórum Justiça

Conselho Superior da Defensoria Pública de SP realiza sessão de desagravo em apoio ao Defensor Jairo Salvador de Souza, por sua atuação no caso Pinheirinho

02/05/2013

Compartilhe!

Veículo: DPESP
Data: 26/4/2013

O Conselho Superior da Defensoria Pública de SP realizou nesta sexta-feira (26/4) uma sessão de desagravo ao Defensor Público Jairo Salvador de Souza, por sua atuação no caso Pinheirinho. Em janeiro de 2012, Jairo foi impedido pela Polícia Militar de acompanhar o cumprimento da decisão que determinava a desocupação da área, em ofensa às suas prerrogativas funcionais.

A sessão teve início com a leitura da de Desagravo Público pelo Defensor Público Mateus Moro, presidente da Comissão de Prerrogativas da Defensoria Pública de SP.

Após a leitura da nota, o Defensor Público desagravado, Jairo Salvador de Souza, agradeceu ao Conselho Superior da Defensoria pela solidariedade demonstrada ao deferir o desagravo. Agradeceu também todas as manifestações de apoio dos Defensores, da sociedade civil, da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública e da Comissão de Prerrogativas.

Jairo afirmou que a instituição tem uma missão constitucional de levar justiça aos excluídos, e que tem instrumentos indelegáveis para cumprir essa missão, na maioria das vezes contra quem detém o poder. Um desses instrumentos é a promoção e defesa dos Direitos Humanos.

O Defensor Jairo relembrou que não havia como ficar indiferente diante da gravidade dos fatos ocorridos naquela operação: pessoas ficaram feridas, crianças sofrem trauma até hoje, animais foram mortos, entre outras coisas. “Foram os princípios institucionais que fizeram a Defensoria permanecer unida diante aquela situação. Por isso, é essencial que o Defensor Público não abra mão de sua missão, ou permita que qualquer autoridade diga para o Defensor como ele deve atuar ou deixar de atuar”.

Os Defensores Públicos Wagner Giron, Anaí Arantes Rodrigues, Rafael Português e Rafael Vernaschi, e a Ouvidora Geral Luciana Zaffalon discursaram em homenagem a Jairo, ressaltando suas qualidades pessoais e técnicas. A Defensora Juliana Belloque também relembrou a atuação dos Defensores Carlos Weis e Daniela Skromov na Cracolândia, alvo de críticas por parte da imprensa.

A Defensora Pública Geral Daniela Sollberger Cembranelli ressaltou que desde a informação a respeito das restrições impostas à atuação de Jairo, a Defensoria Geral foi solidária ao Defensor. “Jairo foi fundamental para que aquela desocupação não fosse pior do que ela foi. A instituição reconhece sua ímpar forma de trabalhar, dedicação, honestidade no desempenho de suas atribuições desde sempre. Se a Defensoria faz diferença na vida das pessoas, Jairo faz diferença na vida dos Defensores”.

http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Conteudos/Noticias/NoticiaConsulta.aspx?idItem=46505&idPagina=1

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free online course
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course