11 Anos de FJ: Confira o que Fizemos em 2022
Sorry, this entry is only available in PT and ES.
A formação da cultura jurídica na América Latina possui fortes traços comuns, como o florescimento do modelo de Defensoria Pública. No entanto, as muitas barreiras para a implementação de uma ampla agenda de direitos também são compartilhadas pelos países da região. O Fórum Justiça (FJ) tem o objetivo de contribuir para aperfeiçoar os desenhos institucionais dos sistemas de justiça a partir da troca de conhecimento e de experiências entre diferentes atores internacionais.
O Eixo Temático Ibero Latino-Americano tem buscado difundir o conteúdo das 100 Regras de Brasília e outros documentos publicados pela Cúpula Judicial Ibero-americana. Tem, também, facilitado a elaboração de convênios para o intercâmbio entre Defensorias Públicas de países da região com o objetivo de construir, coletivamente, um modelo de justiça integrador. Dentre os principais temas discutidos, estão a política judicial latino-americana e a reforma da justiça no continente.
Em 2019, o FJ deu início ao projeto Acesso à Justiça nas Américas (AJA), que visa promover uma internacionalização mais equânime do debate sobre o acesso à justiça, contestando a centralidade da língua inglesa e trazendo à tona inovações de variados países da região, em quatro idiomas (português, espanhol, francês e inglês). O projeto tem articulado diferentes redes de movimentos sociais, pesquisa e atores judiciais por todo o continente.
O diálogo internacional permite a circulação de conhecimentos inovadores e de boas práticas e a contestação de tradições e culturas hegemônicas, favorecendo a construção de um modelo de justiça mais democrático e participativo.
Sorry, this entry is only available in PT and ES.
Sorry, this entry is only available in PT.
Sorry, this entry is only available in PT.
Sorry, this entry is only available in PT.
In this video, from the series “AJA Intercultural Dialogues: Contributions on Access to Justice in the Americas”, the researchers from the University of Ottawa Gloria Song and Melisa Handl give an overview of their investigation about the difficulties that Guyanese women, victims of domestic violence, encounter to get refugee status in Canada. The research juxtaposes […]