Fórum Justiça

Moradores da região do Barbado (MT) iniciam processo de luta em defesa da moradia

28/05/2012

Compartilhe!

Por Redação, 25.05.2012
http://www.fazendomedia.com/moradores-da-regiao-do-barbado-mt-iniciam-processo-de-luta-em-defesa-da-moradia/

Moradores de quatro bairros (Castelo Branco, Pedregal, Bela Vista e Renascer), mais conhecido como a Região do Barbado, no Mato Grosso, estão sendo ameaçados de despejo devido a uma obra da Copa. Mais de 500 famílias serão despejadas para dar lugar a uma avenida chamada Parque do Barbado que terá quase seis quilômetros de extensão.

Nesse processo os moradores exigiram explicações da SECOPA, porém, a mesma tem negligenciado os moradores omitindo diversas informações. O governo disse a imprensa – sem qualquer consulta aos moradores – que todos serão indenizados ou poderão optar por uma casa do governo. A região possui mais de 30 anos de história e várias casas possuem grande estrutura, resultado do trabalho de muitos anos dos moradores. A região também possui comércio, escola, biblioteca e creche construída pelos próprios moradores. A indenização proposta pelo governo levará em consideração apenas a edificação (desconsiderando o terreno) e não se sabe como se dará o processo de valorização das casas, ou seja, se de fato o valor real será pago. Outra questão pautada pelos moradores quanto à casa é que a proposta do governo levaria a famílias a moraram em outro bairro distante que não possui linha de ônibus, escola e comércio. Os moradores pautaram ainda que existe uma lei que impede a realocação dos moradores para mais de 3 quilômetros de distância do bairro de origem.

Os moradores então procuraram o assentamento Canaã que obteve há cerca de um mês a vitória em defesa da terra. Os moradores do Canaã, juntamente com militantes da INTERSINDICAL, participaram de algumas reuniões com os moradores para relatar a luta que houve no Canaã e discutiu a forma de atuação nas negociações e mobilizações.

No sábado (19) houve uma plenária com os moradores na creche do bairro Pedregal. Muitos moradores participaram da reunião e deram início ao processo de organização em defesa da moradia. Nesse dia foi deliberado um ato que aconteceria na segunda-feira.

No dia 21 os moradores se concentraram na Creche e seguiram rumo ao Centro Comunitário onde acontecia uma reunião em que estariam presentes representantes do Governo, SECOPA, Defensoria pública e Ministério público. Nessa reunião os moradores gritaram palavras de ordem como “Eu já sabia, tem dinheiro para Copa mas não tem tem para moradia” e gritaram o lema “O que vale mais: 3 meses de Copa ou 30 anos de História?”. Nessa reunião os moradores pressionaram os representantes quanto ao despejo e reafirmaram a necessidade de continuar no local.

Ontem (22) os moradores participaram da reunião do Comitê Popular da Copa. Esse comitê é um espaço amplo de discussão que existe em diversos estados e discute os impactos sociais da Copa. Nesse espaço, os moradores colocaram a situação que estão vivendo hoje. Os movimentos sociais se colocaram em solidariedade irrestrita a luta dos moradores.

(*) Matéria publicada originalmente no blog Movimento Rumo ao Socialismo.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download