Fórum Justiça

PM invade Museu do Índio com balas de borracha e gás lacrimogêneo

23/03/2013

Compartilhe!

22/03/2013 – da Redação

Ação ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (22) por 200 policiais do Bope; manifestantes e jornalistas ficaram feridos

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar invadiram, com spray de pimenta e gás lacrimogêneo, o prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio do Maracanã (RJ). Tiros de balas de borracha também foram disparados. Manifestantes e jornalistas ficaram feridos. A invasão ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (22) por 200 policiais do Bope.

A ação da PM ocorreu após terminar uma negociação, que começou às 3h da madrugada com a chegada do Choque. Pouco antes das 11h, os policiais começaram a desfazer o cerco, dando indício de que havia um acordo. Porém, pouco depois, às 11h30, o clima ficou tenso. Um grupo ateou fogo em uma oca erguida no terreno e, logo em seguida, o Choque invadiu o local.

200 policiais do Bope invadiram hoje (22) o Museu do Índio. Na foto, indígenas seguram um bebê. Foto: Reprodução


Segundo o coronel Frederico Caldas, a decisão de entrar no antigo museu ocorreu por causa do incêndio, pois alegou que o fogo estava se alastrando pelas árvores. Todos os índios saíram, deixando o imóvel vazio.

Copa

A polêmica sobre o destino do espaço começou em outubro de 2012, quando o governo do estado anunciou mudanças no entorno do Maracanã, para que o estádio pudesse receber a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016.

Pelo projeto da Casa Civil, o Maracanã seria transferido para a iniciativa privada, que deveria construir um estacionamento, um centro comercial e áreas para saída do público. Para isso, alguns prédios ao redor do estádio deveriam ser demolidos, entre eles o casarão do antigo Museu do Índio, que funcionou no local de 1910 até 1978.

Construído no século 19, o prédio abrigou o Serviço de Proteção ao Índio, comandado pelo Marechal Candido Rondon. Já como museu, o local teve entre seus diretores o antropólogo Darcy Ribeiro. O grupo de indígenas que ocupava o prédio – e deu ao museu o nome de Aldeia Maracanã – estava no local desde 2006.

Entenda o que está em jogo nos dois vídeos abaixo:

para assistir ao primeiro vídeo é preciso clicar no link a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=tHNTZ2WLAmw

http://www.brasildefato.com.br/node/12416

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course