Fórum Justiça

Procuradoria da república pede a paralisação imediata das obras do “Projeto da Morte” na Chapada do Apodi/RN

10/12/2013

Compartilhe!

Apodi

Alvo de críticas dos mais diversos setores da sociedade, o projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi, conhecido como “projeto da morte”, está na iminência de ter suas obras paralisadas. A desapropriação de 13.000 hectares de terras produtivas e a consequente expulsão de 6.000 agricultores tem sensibilizado todo o país.

O procurador da república Victor Mariz, de Mossoró, pediu a Justiça Federal a suspensão imediata das obras de transposição das águas da Barragem de Santa Cruz para a Chapada do Apodi, por parte do Departamento Nacional de Obras Conta a Seca (DNOCS). Uma grande lista de irregularidades desde o planejamento até a execução do projeto teria motivado o pedido. Inexistência de audiência pública, estudos desatualizados, inviabilidade técnica, omissão quanto à expulsão de agricultores e os mais diversos danos ao maio ambiente. A inviabilidade hídrica foi um dos pontos mais atacados pelo Procurador na ação civil pública, já que segundo o relatório de impacto ambiental não há água para o empreendimento. Afirma, “o próprio RIMA reconhece que a única fonte hídrica do projeto apenas é suficiente para abastecer 1/3 deste e até o ano de 2020”.

Para o advogado João Paulo Medeiros, que compõe a assessoria jurídica dos agricultores, “essa foi uma vitória da organização dos movimentos sociais somada à sensibilidade a Procuradoria Geral da República. Esse projeto não é só ilegítimo diante do ponto de vista da justiça ambiental, ele é também tecnicamente inviável. Não podemos aceitar o esmagamento da vida de seis mil pessoas e do meio ambiente para algo que apenas vai resultar em destruição.”

Os agricultores vítimas da obra aguardam esperançosos o resultado do pedido de paralisação. Segundo o agricultor Agnaldo Fernandes, “há décadas semeamos vida nessas terras. Produzimos mel, leite, arroz, feijão, frutas, hortaliças, todos de forma agroecológica, sem veneno. Caso esse projeto seja implantado a chapada do Apodi será conhecida não mais como o lugar dos alimentos saudáveis e do protagonismo das mulheres, mas a terra do veneno, dos agricultores sem chão e da miséria.”

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.

http://racismoambiental.net.br/2013/12/procuradoria-da-republica-pede-a-paralisacao-imediata-das-obras-do-projeto-da-morte-na-chapada-do-apodirn/

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
online free course