RELATO DA REUNIÃO DO FÓRUM JUSTIÇA NO RIO GRANDE DO SUL – 29 de abril
LOCAL: CNBB
DATA: 29 de abril
PRESENTES: Julio Alt (Acesso), Marcelo Azambuja (Acesso), Rodrigo de Medeiros e Waldir Bohn Gass
Foi discutido como aproveitar as agendas, para difusão do debate de democratização do Sistema de Justiça. A importância de se conseguir levar o debate aos movimentos e organizações populares.
Então, deliberou-se por levar este debate na CMS e ver a possibilidade de inserir este debate num Seminário que haverá no fim de junho e na agenda que deverá ser formada para a construção do Grito dos Excluídos.
Da mesma forma, como se tirou de ampliar o debate da Reforma Política, procurando outros sujeitos, o Fórum Justiça no Rio Grande do Sul proporá a CMS ir junto falar com a Presidência da OAB-RS, dada a participação do Conselho Federal da OAB nestas iniciativas.
A reunião da CMS provavelmente será dia 06 de maio à tarde. Waldir Bohn Gass confirmará posteriormente.
Haverá em julho o Encontro das Américas de Movimentos Populares- Terra- Moradia – Trabalho na Bolívia. Waldir Bohn Gass disse que tem possibilidade de o Fórum Justiça participar. Isto seria muito importante para a construção que o Fórum Justiça está envolvido em relação a uma Convenção Regional de Acesso à Justiça.
Foi dado o informe do debate para haver uma interação entre a iniciativa do Fórum Justiça e da Rede de Direitos Humanos do RS, proposta trazida pela Beatriz Lang. A reunião desta Rede será:
Data: 04.5.2015 (2ª feira)
Horário: 16h
Local: Sede da Ajuris, sala de reuniões, 5º andar, Rua Celeste Gobbato, 81
Waldir Bohn Gass, da CNBB, aceitou ficar na função de animação do Fórum Justiça do Rio Grande do Sul, no sentido de confluir agendas já existentes, para o debate sobre o Sistema de Justiça. Júlio Alt e Marcelo Azambuja ficaram de levar à Acesso a proposta de cumprir a mesma função.
Foi deliberado que a próxima reunião será 28 de maio, 17:30.
Júlio Alt ficou de fazer o convite aos movimentos e organizações que participam do FERU. Marcelo Azambuja ficou de fazer o convite para o Levante, MAB, MST e SAJU. Eu, Rodrigo, reforçarei com as pessoas que já foram nas reuniões anteriores e aquelas que venho mandado os informes. Waldir Bohn Gass ficou de fazer o convite para a CUT e as Pastorais Sociais.
Rodrigo ficou de ver com a Ouvidora- Geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul se a próxima reunião poderá ser na Defensoria.