Fórum Justiça

SEMINÁRIO NA UERJ DISCUTE O ACESSO À JUSTIÇA NO BRASIL

16/11/2015

Compartilhe!

Evento de três dias organizado pelo Fórum Justiça põe em debate o acesso de pessoas em situações de vulnerabilidade ao Poder Judiciário. Autoridades e representantes de movimentos sociais estarão presentes. 

10 anos depois da Reforma da Justiça, o que mudou no Brasil? De que forma os canais de acesso às instituições do Judiciário foram ampliados para população? E o que falta para garantir que pessoas em situações de vulnerabilidade também acessem a Justiça? Para responder essas e outras questões, o Seminário“A Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana” será realizado de amanhã (17/11) até quinta-feira(19/11), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Organizado pelo Fórum Justiça em parceria com o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos Poder Judiciário e Sociedade(DHPJS) da Faculdade de Direito da UERJ, o evento quer discutir avanços e carências do Judiciário a partir da perspectiva dos agentes do Estado, dos movimentos sociais  e de setores acadêmicos.

O evento também marcará a publicização das ‘100 Regras de Brasília’, documento que reúne uma série de recomendações para órgãos públicos melhorarem facilitem o acesso à Justiça.  Além disso, serão lançadas as ‘100 Diretrizes Para Modelo de Justiça Integrador: acúmulo Fórum Justiça’, um documento estratégico para orientar o diálogo entre os agentes do Judiciário e as representações dos movimentos sociais.

A mesa de abertura amanhã, às 09h, terá a presença do Defensor Público-Geral do Rio de Janeiro, André Castro, abrindo o dia que terá   discussão acadêmica da reforma do Judiciário. A Sub-Procuradora-Geral da República, Luiza Cristina Frischeisen, é uma das convidadas. Entre os convidados, a cientista política Maria Tereza Sadek, da Universidade de São Paulo (USP). À tarde, pesquisadores apresentarão seus trabalhos, previamente avaliados pela organização.

Na quarta-feira (18/11) é a vez de debater o acesso à Justiça pela ótica dos movimentos sociais. Joênia Wapichana, do Conselho Indígena de Roraima  (CIR), é uma das painelistas e dará seu depoimento em um momento especialmente grave para questão indígena, pois o Congresso Nacional debate a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que pode colocar nas mãos de parlamentares o poder de decidir sobre a homologação de territórios indígenas.

O deputado federal e ex-presidente da OAB/RJ Wadih Damous é um dos painelistas do último dia do Seminário, que fará a discussão da Reforma do Judiciário por intermédio da ótica do Estado. Marcelo Veiga, representante do Ministério da Justiça, e Haman Tabosa, Defensor Público-Geral da União, estarão presentes.

SERVIÇO

Seminário“A Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana

Local: Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 7º andar

Data: 17/11 a 19/11, das 09h às 19h.

Informações: Leandro Resende – 21 9 99582817 – leandroresende001@gmail.com

Programação completa: https://forumjustica.com.br/seminariosfj2015/programacao/

SOBRE

O Fórum Justiça (FJ)  é uma organização que visa a facilitar a construção de espaços para  a discussão e realização de debates em torno da questão judicial no Brasil, observando o contexto latino-americano. Criado para a troca entre movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de justiça e outros atores  que  se  mostrem  interessados em discutir justiça  como  serviço público, o Fórum se dedica a elaborar ações estratégicas para democratizar o sistema de justiça.

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download redmi firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course