Fórum Justiça

V Conferência: Carta de Vitória

27/08/2012

Compartilhe!

http://www.oab.org.br/noticia/24341/v-conferencia-carta-de-vitoria

Vitória (ES) – Foi divulgada hoje (17) a Carta de Vitória, com as conclusões e principais recomendações da V Conferência Internacional de Direitos Humanos, realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento, com o tema central “A Efetividade dos Direitos Humanos no Brasil”, foi conduzido pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, que presidiu também a sessão solene de encerramento dos trabalhos. “Saímos daqui muito maiores do que chegamos, muito mais conscientes do papel que a advocacia brasileira ocupa na cidadania do país em torno da causa dos direitos humanos”, afirmou Ophir.

O respeito às políticas públicas de direitos humanos e ações concretas do governo na área são algumas das recomendações da Carta, que aborda questões relativas à proteção de grupos vulneráveis da sociedade (crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, por exemplo); lei de acesso à informação; a Comissão da Verdade; sistema prisional; direito à saúde; e acesso à Justiça, entre outros.

Confira a íntegra da Carta de Vitória:

“Nós, participantes da V Conferência Internacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, reunidos em Vitória (ES), de 15 a 17 de agosto de 2012, manifestamos nosso olhar sobre “A Efetividade dos Direitos Humanos no Brasil”, fundamentado no respeito à diversidade, à pluralidade e à tolerância.

Reafirmamos nosso compromisso com a imprescindibilidade da proteção e promoção dos direitos humanos na consolidação do Estado Democrático de Direito, propondo as seguintes ações:

Implementar a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, visando à superação de barreiras físicas e a mudança de atitudes, de modo a assegurar a sua plena inclusão e acessibilidade.

Garantir o acesso à saúde com ampliação da participação popular na elaboração e execução das políticas públicas.

Estimular práticas de proteção ao meio ambiente mediante a educação ambiental.

Militar pelo cumprimento integral da lei de acesso à informação como medida de proteção dos direitos humanos.

Reconhecer o direito de resistência como garantia constitucional para combater o abuso de poder e violações da dignidade da pessoa humana.

Pugnar pelo estabelecimento de metas de desencarceramento, construindo um Estado Penal Mínimo.

Defender a democratização dos meios de comunicação, com a transparência e lisura nas concessões e a participação da sociedade no Conselho constitucionalmente previsto, reafirmando o compromisso com a plena liberdade de informação;

Exigir a implementação de medidas visando a debelar o tráfico de pessoas e o trabalho escravo, bem como a combater as suas causas estruturais e lutar pela aprovação da PEC 57-A (antiga 438);

Cobrar que as empresas brasileiras, instaladas em outros países, respeitem os direitos dos trabalhadores brasileiros e estrangeiros, bem como os estrangeiros que trabalham em nosso país;

Repudiar a relativização dos direitos da criança e do adolescente, reafirmando a necessidade de sua proteção contra a violência e a exploração sexual, lutando contra o trabalho infantil.

Implementar o controle social da atividade policial e combater a violência, a tortura e o tratamento desumano e degradante, especialmente no sistema penitenciário.

Defender a natureza de norma constitucional de todos os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil;

Apoiar o fortalecimento do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos e monitorar o cumprimento das recomendações feitas ao Brasil durante a Revisão Periódica Universal das Nações Unidas.

Agilizar a aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que reestrutura o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CDDPH e lhe confere atribuições e competências indissociáveis do alcance das finalidades do órgão.

Apoiar as ações que visam a combater a discriminação e a intolerância por orientação sexual ou identidade de gênero, bem assim o direito ao casamento civil entre pessoas de mesmo sexo.

Reconhecer a instalação da Comissão da Verdade como uma conquista da sociedade brasileira e pugnar pela celeridade e publicidade de seus trabalhos.

Defender a extinção dos manicômios judiciais e a construção de rede pública nos termos da lei 10.216, estimulando a criação de Centros de Atendimento Psicossocial.

Registrar a importância do julgamento do Tribunal de Justiça de São Paulo, reconhecendo a responsabilidade por atos de tortura praticados durante a ditadura militar pelo Coronel Carlos Alberto Brilhante Ulstra.

Repudiar o massacre do Pinherinho, ocorrido este ano, em São José dos Campos, clamando pela apreciação do caso pelo Conselho Nacional de Justiça.

Reconhecer a legitimidade da Turma de Direito “Evandro Lins e Silva”, da UFG, integrada exclusivamente por camponeses.

Reafirmar o ser humano como o centro gravitacional do Estado e da Sociedade, a merecer, em toda e qualquer circunstância, respeito e tratamento digno.

Recomendar ao Estado Brasileiro a efetivação de medidas de prevenção, educação e proteção com vistas erradicação do racismo e da discriminação racial, bem como a real implementação das políticas de ações afirmativas, nos campos educacional, social, econômico, cultural e outros, objetivando a promoção, o fomento e o avanço da igualdade da população afrodescendente, garantindo-lhes, em condições de igualdade, o pleno exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Exortar o Conselho Federal e os Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no sentido de promover ações junto aos advogados e advogadas que atuaram na defesa de presos políticos, para que disponibilizem os documentos, que porventura disponham, a fim de subsidiar os trabalhos da Comissão da Verdade. “

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download xiomi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download