Fórum Justiça

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

28/03/2013

Compartilhe!

Rio de Janeiro, 18 de março de 2013.

Prezados/as pesquisadoras/es,

Acontecerá entre 13 e 17 de novembro de 2013 o Congresso da ABRASCO de Ciências Sociais e Saúde, no Rio de Janeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O prazo de envio de resumos é até o dia 16/04/2013.

O GT Direitos Humanos e Saúde Pública identificou a contribuição deste grupo como muito relevante para a discussão proposta. Nesse sentido, a(o) convidamos a enviar e colaborar conosco estimulando seus alunos e colegas a apresentarem trabalhos sobre este tema.

Entrem no site para conhecer a proposta do Congresso e enviarem seus trabalhos: http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br

As informações sobre nosso GT seguem abaixo. Acreditamos que será um momento muito oportuno para trocarmos informações e articularmos parcerias para o desenvolvimento dos estudos sobre o tema.

Contamos com sua participação e nos colocamos à disposição.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do GT Direitos Humanos e Saúde Pública

Coordenadores:
Miriam Ventura (IESC/UFRJ) e Ivan França Jr (FSP/USP)
miriam.ventura@iesc.ufrj.br

Membros do GT:
Cristiane Gonçalves, SP/UNIFESP Baixada Santista
Dulce Ferraz, DF/FIOCRUZ
Fernanda Bitencourt Ribeiro, RS, PUC/RS
Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima, BA, UCSAL,
Jeane Felix, DF, UnB
Renata Bellenzani,, MS, UFMS/CPAR
Sandra Valongueiro Alves, PE,UFPE
Wagner dos Santos Figueiredo, SP,UFSCar
Gabriela Calazans, SP,FCMSCSP
Maria Amélia Veras, SP, FCMSCSP
Alexandre Grangeiro, SP, FM/USP
José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, SP, FM/USP
Bruna Robba Lara, SP, FSP/USP
Thiago Marques Leão, SP, FSP/USP
Grazielle Tagliamento, SP, IP/USP
Vera Paiva, SP, IP/USP
Jaqueline Ferreira, RJ, IESC/UFRJ
Neide Emy Kurokawa e Silva, RJ, IESC/UFRJ
Regina Ferro do Lago, RJ, ENSP/FIOCRUZ
GT Direitos Humanos e Saúde Pública.

Ementa:

As evidências documentadas nos diversos estudos sobre as relações entre condições de saúde e a garantia de direitos humanos têm trazido implicações políticas, sociais e jurídicas relevantes na abordagem do direito à saúde e na formulação das políticas e desenvolvimento de pesquisas, no âmbito nacional e internacional. Entre as implicações, destaca-se o conjunto de recomendações e esforços internacionais que enfatiza o potencial da abordagem dos direitos humanos para enfrentar desafios locais e globais de saúde pública. Aponta, ainda, o fortalecimento dos sistemas de saúde e a ampliação do acesso, e a reformulação de práticas de saúde. A construção do campo da Saúde Coletiva no Brasil igualmente expressa historicamente essas relações. Considerando este acúmulo sobre o tema, a importância e os desafios éticos, teóricos e metodológicos das pesquisas neste âmbito, o objetivo do GT é aprofundar a reflexão crítica sobre os diferentes usos dos aportes dos direitos humanos para compreender e direcionar questões de saúde, reunindo trabalhos que expressem as diferentes preocupações e aplicações, a partir de dois eixos: 1. Análises conceituais e metodológicas das interações entre saúde e direitos humanos nas políticas, representações e práticas de saúde. 2. Pesquisas empíricas sobre percepções, representações e abordagens dos direitos humanos na saúde, suas implicações para a cidadania e melhoria das condições de saúde, e os espaços de mobilização social e institucional em que este referencial vem sendo utilizado, em especial, na atenção a diferentes populações em situações de vulnerabilidade.

Os temas presentes no debate dos Direitos Humanos recorrentes são:
– Sexualidade. Direitos sexuais na perspectiva dos direitos humanos. Educação para a sexualidade. Diversidade sexual e políticas públicas com base nos Direitos Humanos. Violações de Direitos Humanos, orientação sexual e/ou identidade de gênero. Tráfico de pessoas e exploração sexual.

– Reprodução. Direitos reprodutivos na perspectiva dos direitos humanos. Aborto. Atenção ao parto e nascimento. Contracepção. Direitos reprodutivos e masculinidade.

– Saúde Mental. Uso de drogas e políticas públicas. Reforma psiquiátrica.

– Vulnerabilidade e Saúde das Populações. Saúde das Pessoas com Deficiências. Saúde da Criança. Saúde do Adolescente e do Jovem. Saúde da População LGBTT. Saúde dos Homens. Saúde da Mulher. Saúde da População Negra.

– Pesquisas em saúde.

– Leis e Políticas de Saúde. Atenção à saúde. Acesso às tecnologias em saúde. Medicamentos.

– Saúde Global, Saúde Internacional, Diplomacia em Saúde. Sistema internacional de direitos humanos e a saúde.

– Ajuda Humanitária em saúde.

– Questões emergentes em saúde.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
online free course