FJ 10 anos | Comemorações incluem novo site, TBTs e vídeo da equipe
Em dezembro de 2011, nascia uma articulação preocupada em buscar coletivamente a construção de uma política judicial integradora.
Iniciada por defensoras e defensores públicos fluminenses, o FJ foi ganhando corpo com integrantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, setores acadêmicos e agentes públicos do sistema de justiça para debater e construir ações e estratégias para democratizar o acesso à justiça da população, em especial, para os grupos em situação de vulnerabilidade.
O encontro que simbolizaria esse nascimento ocorreu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nos dias 8 e 9 de dezembro daquele ano, com a primeira reunião geral do Fórum Justiça (FJ). E, ao longo da última década, esse espaço tem possibilitado trocas e ações entre pessoas e instituições que trabalham coletivamente pela democratização do sistema de justiça em um movimento permanente de engajamento por direitos e pela dignidade humana.
É muita história para contar e o 10º aniversário é momento de celebração, de rememorar os eventos marcantes, inovar e fortalecer a caminhada. E também de inovações e transformações!
A primeira delas foi o lançamento da nova logomarca, em novembro. Mais dinâmica, está em sintonia com a evolução do FJ ao longo da última década. E o novo site, mais completo, moderno e fácil de explorar. Agora é possível, por exemplo, conhecer os principais marcos de cada ano com detalhes, em uma linha do tempo responsiva e intuitiva. Os eixos temáticos de atuação ganharam destaque e a ferramenta de pesquisa foi otimizada, com centenas de documentos, publicações e relatorias, bem como vídeos e gravações de eventos do Fórum.
E como o momento é também de agradecimento a equipe produziu um vídeo na data que comemora o nascimento simbólico do FJ, dedicado a todas, todos e todes que participaram e participam dessa rede que faz política com afeto.
As comemorações também incluem o projeto TBT FJ 10 anos, que divulga todas as quintas-feiras nas redes sociais posts com lembranças de experiências coletivas que foram pavimentando os caminhos que trouxeram a articulação até aqui. Os TBTs divulgados até agora podem ser vistos aqui no site, no Facebook e no Instagram do FJ.
A ideia é resgatar e preservar memórias que nos ajudam a avançar nessa empreitada de recriar um futuro em que a justiça social é uma realidade para todas e todos!
Vem com a gente!