Fórum Justiça

Fórum Justiça Assina Nota Técnica Coletiva Contra Política de Privatização de Presídios

26/09/2023

Compartilhe!

Cerca de 90 entidades, entre elas o Fórum Justiça, apresentaram conjuntamente uma nota técnica a diversas autoridades do governo federal se opondo à política de privatizações de presídios. Nesta nota, solicitaram o término dos incentivos voltados para a transferência da administração de presídios à iniciativa privada, bem como o fim das isenções fiscais estabelecidas no Decreto 11.498/2023, assinado em abril deste ano. Entre os destinatários da nota estão os ministros da Fazenda, da Justiça e Segurança Pública, do Planejamento e o presidente do BNDES.

A nota conjunta reflete a crescente preocupação das entidades em relação à privatização do sistema prisional e suas implicações. O grupo argumenta que esse tipo de política potencializa a violação de direitos humanos e fere a dignidade das pessoas presas. Além disso, as organizações signatárias consideram inaceitável que medidas do tipo sejam concretizadas com incentivos fiscais e investimentos substanciais do Governo Federal, e enfatizam a necessidade de reavaliar seriamente a abordagem atual em relação à gestão prisional no país.

Além do Fórum Justiça estão entre as signatárias da nota técnican o Núcleo Especializado de Situação Carcerária (Nesc) da Defensoria Pública de São Paulo, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), a Associação Juízas e Juízas e Juízes pela Democracia (AJD), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).

Leia a nota técnica na nossa biblioteca.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
online free course