Fórum Justiça

Fórum Justiça Divulga Pesquisa sobre Acesso à Justiça para Comunidades Quilombolas

Fórum Justiça Divulga Pesquisa sobre Acesso à Justiça para Comunidades Quilombolas

23/02/2024
Democratização do Sistema de JustiçaRaça

Compartilhe!

O Fórum Justiça divulgou nesta sexta-feira (23) o sumário executivo da pesquisa “Quilombolas e Acesso à Justiça”. A publicação, feita com apoio da Fundação Ford, reúne os principais achados de um amplo estudo realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap), o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais (LaPPA) da Unicamp, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e a Defensoria Pública da União (DPU).

O levantamento, de abrangência nacional, traça um panorama do acesso à Justiça para as comunidades quilombolas e da atuação da Defensoria Pública no tema. Para a realização do estudo foram utilizadas diversas metodologias, incluindo a análise de documentos institucionais, aplicação de questionários a defensoras e defensores públicos, escuta de lideranças quilombolas e levantamento de ações judiciais. 

A partir das informações coletadas, são apresentadas diversas recomendações, dirigidas sobretudo à Defensoria Pública, abrangendo questões como transparência de dados, formação continuada, políticas afirmativas, ações de itinerância e implementação de Núcleos Especializados para atuar com comunidades tradicionais.  

Com 1,3 milhão de pessoas quilombolas vivendo em 494 territórios demarcados e titulados, espalhados por todas as regiões do país, espera-se que a pesquisa ajude a jogar luz sobre as violações de direitos e os desafios de acesso à Justiça enfrentados por esta população.

Resultados Preliminares

A pesquisa estabeleceu como uma das estratégias o envio de questionários a Defensoras e Defensores para coletar informações individualizadas sobre o perfil e a assistência jurídica voltada para essas populações. 

Alguns dos dados que o estudo levantou entre os respondentes chegou a números que reforçam o quanto esse trabalho pode ser expandido:

  • 40,9% dos Defensores Públicos que responderam a pesquisa afirmaram que já atuaram com demandas quilombolas.
  • Entre os defensores públicos respondentes que atuam na região sudeste do país, quase 60% afirmaram não ter participado de qualquer formação e/ou capacitação sobre comunidades tradicionais. 
  • Quanto às ouvidorias externas, apenas 4 das 15 defensorias públicas disponibilizaram em seus sites institucionais as listas de entidades habilitadas para votar no processo para escolha do ouvidor(a)-geral, dentre os quatro, apenas duas tinham entidades quilombolas em suas listas. Em 2023, no estado do Ceará, foi eleita a primeira quilombola para ouvidora-geral da defensoria pública no Brasil. 
  • A pesquisa constatou ainda que, de acordo com as informações disponíveis nos sites institucionais, apenas as Defensorias de Mato Grosso do Sul e Pará têm núcleos especializados em povos tradicionais.

Desafios

Um dos desafios institucionais destacados pelo estudo é a necessidade de expandir a atuação das Defensorias Públicas para além dos grandes centros urbanos, especialmente considerando que muitas dessas instituições são de criação recente. O impacto da ausência de capilaridade das Defensorias para as comunidades quilombolas é evidente: conforme dados do Censo 2022, dos dez municípios com maior população quilombola, apenas um é capital (Salvador).

Diante desse cenário, a pesquisa se debruçou sobre as “ações itinerantes” promovidas pelas Defensorias Públicas. Esses programas e ações pontuais, que visam levar os serviços das Defensorias até as comunidades remotas, foram examinados quanto à sua institucionalização e efetividade durante a pesquisa.

Semelhantemente, a transparência ativa e difusão das informações acerca das Defensorias Públicas se mostram essenciais para o efetivo acesso à justiça, visto que a população quilombola acaba por ser vulnerabilizada pelo racismo estrutural vigente no país.  

>> Leia o “Sumário Executivo: Quilombolas e Acesso à Justiça”.

Sobre o Fórum Justiça

O Fórum Justiça é uma organização criada em 2011, no Rio de Janeiro, em uma iniciativa promovida por integrantes do sistema de Justiça, movimentos sociais e academia. A articulação visa contribuir para a construção de uma Justiça democrática, comprometida com a realização dos direitos humanos e orientada pelas demandas dos grupos historicamente vulnerabilizados em nossa sociedade.

Com representantes em diversos estados do país, o Fórum Justiça tem como visão ser um espaço plural e apartidário de articulação, formação e referência na produção de pesquisas, avaliações e propostas de políticas públicas de Justiça.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course