Fórum Justiça

Fórum Justiça promoveu no dia 5 de abril o seminário ‘Quem controla a polícia do Rio de Janeiro?’

Fórum Justiça divulga relatório sobre a atuação do MPRJ em casos de letalidade policial

06/04/2023

Compartilhe!

Em 10 anos, mais de 90% dos processos (não sigilosos) que tratavam de casos de morte por intervenção policial foram arquivados no estado do Rio de Janeiro. É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pelo Fórum Justiça, com apoio da Rede de Observatórios da Segurança, da Ford Foundation e do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), sobre a atuação do Ministério Público em ações para investigar e responsabilizar agentes públicos por crimes cometidos.

Divulgado em 5 de abril, o resultado da pesquisa “Letalidade Policial no Rio de Janeiro e respostas do Ministério Público” aponta a possível insuficiência das respostas institucionais e morosidade por parte do MPRJ, a partir de dados de 2011 a 2021.

Segundo o levantamento, dos 1.491 inquéritos finalizados, com mortes envolvendo policiais militares, civis ou penais, que não estavam em sigilo, apenas 130 (8,7%) resultaram em denúncia. Outros 1.361 (91,3%) foram arquivados.

Em relação aos casos com sigilo, o MP informou a existência de 3.036 investigações finalizadas no mesmo período. Todavia, a instituição não forneceu informações básicas para análise e checagem desses dados.

“Este estudo aponta para um cenário de impunidade de agentes públicos, num estado onde há um alto índice de letalidade policial”, destaca o coordenador geral do Fórum Justiça, Paulo Malvezzi. “A pesquisa ainda mostra a lentidão desses processos, cujo tempo médio de tramitação foi de 8 anos até o arquivamento. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o prazo médio de duração do processo criminal até a sentença é de 2 anos e 11 meses.”

Sobre o estudo

Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), entre 2000 e 2021, as polícias fluminenses mataram mais de 21 mil pessoas. Com base nesses números, a pesquisa “Letalidade no Rio de Janeiro e respostas do Ministério Público” buscou analisar o grau de violência policial no estado do Rio de Janeiro ao longo dos anos e a relação desse fenômeno com a atuação do Ministério Público. 

Outro ponto levantado foi  a transparência e confiabilidade das informações relativas aos processos de mortes cometidas por policiais fornecidas pelo MP; entre outras questões correlatas.

Para encontrar respostas a esses questionamentos, os pesquisadores Pablo Nunes, coordenador adjunto do CESeC, e Jonas Pacheco, pesquisador do CESeC, utilizaram duas frentes de pesquisa. A primeira se dedicou a estabelecer uma análise quantitativa dos processos e dos números de mortes decorrentes de intervenção de agentes do Estado. 

A segunda frente  de pesquisa foi baseada em conversas não estruturadas com promotores, advogados e defensores públicos que atuam em casos de mortes cometidas por policiais. 

O resultado da pesquisa está disponível ao público no site do Fórum Justiça.

Sobre o Fórum

Fundado em 2011, no Rio de Janeiro, o Fórum Justiça é uma articulação de integrantes do sistema de justiça, acadêmicos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil comprometidos com a construção de uma justiça democrática e inclusiva.

O FJ realiza debates sobre política judicial, participa de pesquisas e diagnósticos e elabora ações estratégicas para a democratização do sistema de justiça em todas as regiões brasileiras. 

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free