Fórum Justiça

Foto: Agência Brasil

Fórum Justiça Lança Livro Sobre Direito Indígena no Brasil

22/03/2024

Compartilhe!

O Fórum Justiça lançou no dia 19 de março o livro “A Questão do Direito Indígena no Brasil Face ao Mundo”. A publicação é fruto de um trabalho colaborativo entre o Fórum Justiça, a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS (FESDEP), a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP), a Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e o Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS).

O livro reúne reflexões e debates realizados no curso “Instituições do Sistema de Justiça e os Desafios na Efetivação dos Direitos dos Povos Indígenas”, promovido pela FESDEP em maio de 2022. O curso, realizado em parceria com outros espaços acadêmicos e de organizações da sociedade civil, abordou temas como o papel das Defensorias Públicas na defesa dos direitos indígenas, a questão da demarcação de terras e a luta contra o marco temporal.

Na ocasião do lançamento, o Fórum Justiça promoveu em seu canal no YouTube um debate acerca da temática do livro, com mediação de Rodrigo de Medeiros, Conselheiro do Fórum Justiça e Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

A primeira convidada a falar foi a Professora Priscylla Joca, que dá aula na faculdade de Direito da Universidade Metropolitana de Toronto, no Canadá. Joca traçou um panorama de semelhanças e diferenças entre as demandas e necessidades de povos indígenas canadenses e brasileiros. 

“Quando a gente olha para a situação dos povos indígenas em vários países do mundo e em todo os continentes, a gente percebe que existem questões muito semelhantes que afetam esses povos na própria articulação da relação entre estados e povos indígenas”, destacou a Professora.

Defensora Pública do Rio Grande do Sul, Juliana Lavigne também participou da transmissão e destacou a importância do curso que deu origem ao livro, por possibilitar uma discussão aprofundada de uma temática sobre a qual “a gente ainda está rastejando nas Defensorias”. 

“Nós temos o mau costume de achar que essa pauta [dos direitos da população indígena] não é nossa, é da Defensoria Pública da União (DPU). Só que não, essa pauta também é nossa”, afirmou. “A Defensoria Pública é uma instituição que tem lado, e nós temos que estar do lado dos indígenas. A DPU não está capilarizada como a Defensoria Pública do Estado. Nós precisamos preparar Defensoras e Defensores Públicos para estarem prontos para receber e para colher as demandas dos povos indígenas.” 

O lançamento contou ainda com a participação da Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Acre, Soleane Manchineri, primeira indígena a ocupar esse cargo. Ela falou da importância do trabalho de articulação para a garantia de acesso à Justiça. “Como mulher índigena, que atua no movimento indígena, eu achava o sistema de Justiça muito distante. E quando eu concorri ao cargo fui compreender o percurso para chegar a buscar os direitos”, contou.

A Ouvidora listou exemplos do que tem feito no Acre sobre o tema, incluindo a criação de cartilha, a discussão que levou à implementação de cotas para pessoas indígenas e negras no concurso para Defensoria, atendimento em itinerância pelo estado e atendimento à pessoa indigena no cárcere.

“A gente precisa fazer essa aproximação, conscientizar, levar tradução desse sistema de Justiça que é diferente dos direitos indígenas. Para que essa população venha buscar o direito que não é o direito indigena, que é o direito de não indígenas, mas que garante que a pessoa indigena”, disse. 

Assista à transmissão no canal do YouTube do Fórum Justiça.

Leia o livro “A Questão do Direito Indígena no Brasil Face ao Mundo”.

Sobre o Fórum Justiça

O Fórum Justiça é uma organização criada em 2011, no Rio de Janeiro, em uma iniciativa promovida por integrantes do sistema de Justiça, movimentos sociais e academia. A articulação visa contribuir para a construção de uma Justiça democrática, comprometida com a realização dos direitos humanos e orientada pelas demandas dos grupos historicamente vulnerabilizados em nossa sociedade.

Com representantes em diversos estados do país, o Fórum Justiça tem como visão ser um espaço plural e apartidário de articulação, formação e referência na produção de pesquisas, avaliações e propostas de políticas públicas de Justiça.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download