Fórum Justiça Participa de Reunião que Debateu Criação de Ouvidoria Externa na Defensoria Pública do Espírito Santo
No dia 5 de julho, o Fórum Justiça esteve presente em uma importante reunião com a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo para discutir a implementação da Ouvidoria Externa da instituição.
Representando o Fórum Justiça, nosso Coordenador Executivo, Paulo Cesar Malvezzi Filho, e a Assistente de Pesquisa, Gabrielle Nascimento, participaram do encontro ao lado de Fransergio Goulart, do IDMJR; Marcella Gama Alves e Ana Nery Mariano do Nascimento Matheus, da Frente Estadual pelo Desencarceramento ES; Ester Olímpio, do Instituto Perifa; e dos Defensores Públicos Hugo Fernandes Matias, Rafael Vianna Mury e Camila Doria Ferreira.
Durante a reunião, apresentamos os resultados de nossa pesquisa-diagnóstico sobre as Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas e discutimos os desafios para a implementação do órgão no Espírito Santo. Foram debatidas ações de incidência popular no campo da segurança pública, litigância estratégica e formas de fortalecer as relações dos movimentos sociais com a Defensoria Pública.
“Cada vez mais movimentos sociais têm buscado canais de interlocução com o setores do sistema de Justiça. Existem mecanismos inventivos e eficazes para isso, e a Ouvidoria das Defensorias Públicas é um deles. Por isso é importante que os estados que ainda não implementaram as Ouvidorias, o façam; e que os estados que já possuem Ouvidorias, fortaleçam essa estrutura”, destacou Gabrielle Nascimento.