Fórum Justiça

II Encontro do Instituto de Pesquisa Direito e Movimentos Sociais – IPDMS Seção Minas Gerais

18/10/2012

Compartilhe!

O Instituto de Pesquisa, Direito e Movimentos Sociais foi criado em abril de 2012 com o objetivo de incrementar as pesquisas, as ações e interações que relacionam as pesquisas em direito com movimentos sociais. É uma iniciativa coletiva com o intuito de potencializar a relação existente entre a/o epistemologia/conhecimento, a empiria/prática e a extensão universitária – ou seja, a relação entre a universidade e a sociedade. Implica desenvolver atividades que ultrapassem as barreiras e os parâmetros de cientificidade da academia tradicional e, mais, oferecer novas perspectivas de atuação conjunta e metodologias que priorizem o protagonismo dos movimentos.

Nos níveis nacional, regional e local, propõe fomentar pesquisas, discutir e desenvolver metodologias, promover publicações, realizar cursos e seminários, articular instituições, movimentos e pessoas que trabalhem na perspectiva da transformação social e emancipação de grupos e indivíduos a partir das demandas e vivências dos movimentos sociais.
Em 11 de agosto, criamos a Seção Minas Gerais do IPDMS, ocasião em que foram traçadas balizas iniciais para o desenvolvimento do instituto em Minas, a partir de discussões acerca do direito, da justiça, movimentos sociais e universidade.

Representantes de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro reuniram-se no Rio uma semana depois, em 18 de agosto, para discutir a articulação regional do Instituto. Nesse dia, afirmou-se a importância de o IPDMS desenvolver o debate sobre as metodologias de pesquisa que envolvam os movimentos sociais: pesquisa-ação, pesquisa participante, pesquisa militante.

No início de setembro, realizou-se o encontro entre representantes de todas as regiões do país, em Brasília, definindo-se, dentre outras questões, 13 grupos temáticos que desenvolverão pesquisas, projetos, discussões ao longo do ano, propiciando articulações entre os pesquisadores de todo o país.

Para impulsionar as atividades em Minas Gerais, vamos promover o II Encontro do IPDMS/MG no dia 20 de outubro, a partir de 13:00, na Sede do Escritório de Advocacia Popular De Sousa (Av. Francisco Sales, 543, casa 2, Floresta).
O encontro terá dois enfoques principais: a discussão de metodologias de pesquisa com movimentos sociais e o debate sobre o formato do Instituto em Minas Gerais e as atividades que pode realizar daqui para frente.
Segue abaixo a programação do encontro.

Programação do II Encontro do IPDMS/MG – 20/10/2012

13:30 Abertura: apresentações, definição de coordenação e relatoria do encontro.
14:00 Relato da reunião do Conselho de Seções (Brasília, setembro 2012) e demais atividades do IPDMS Nacional (Seminário Nacional 2013, Grupos Temáticos, etc.)
14:30 Discussão sobre Metodologias de pesquisa com movimentos sociais
16:30 IPDMS/MG: organização do Instituto, proposição de atividades.
18:30 Encerramento

Fonte: IPDMS – seção MG

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
online free course
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course