Lançamento da Coletânea Racismo Institucional e o Sistema de Justiça
O “Racismo Institucional e o Sistema de Justiça” é tema da mais recente coletânea organizada por Fórum Justiça (FJ), CRIOLA e Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ).
Acesse e faça o download gratuito da coletânea.
A temática é abordada sob diferentes aspectos nos 13 artigos que compõem a obra, desde racismo no sistema de justiça, territórios negros na ditadura militar, o encarceramento das mulheres negras; a intolerância religiosa e a guerra às drogas, entre outros.
Assinam os textos: Aline Caldeira Lopes; Carolina Dzimidas Haber; Lilian do Carmo de Oliveira Cunha; Lorraine Carvalho Silva; Lumena Aleluia; Amana Mattos; Maria Sylvia Aparecida de Oliveira; Marilu Márcia Campelo; Zélia Amador de Deus; Marinete Cabral Cavalcanti da Silva; Guilhermina D’arc Carneiro do Nascimento; Monique Miranda; Louise Silva; Allyne Andrade e Silva; Evandro Piza Duarte; Felipe da Silva Freitas; e Francineide Marques da Conceição Santos.
A coletânea é fruto das discussões e trocas da I Jornada Nacional “Racismo Institucional e o Sistema de Justiça”, realizada entre os dias 22 e 23 de março de 2018, na sede da DPRJ, na capital fluminense.
No vídeo, a defensora pública e coordenadora do Núcleo contra a Desigualdade Racial (Nucora) e da Coordenação de Promoção da Equidade Racial da DPRJ (Coopera), Daniele Silva, a coordenadora do Criola, Lúcia Xavier, e a coordenadora do FJ e defensora pública Mônica de Melo abordam alguns dos tópicos da publicação.
Sobre a I Jornada
Durante dois dias, acadêmicos, operadores de justiça e organizações parceiras debateram e traçaram estratégias de enfrentamento ao racismo institucional, por meio de aprofundamento de estudos, pesquisas e análise de práticas e políticas exitosas.
Algumas conclusões da jornada foram consensuais, como a necessidade de promover o ingresso sistemático de pessoas negras em seus quadros e da construção de narrativas decoloniais no ensino jurídico que paute a centralidade da questão racial.
- Gravação do Evento:
Dinâmicas de Reprodução e enfrentamento ao racismo institucional na Defensoria Pública
Em março de 2021, FJ e CRIOLA lançaram a publicação “Dinâmicas de reprodução e enfrentamento ao racismo institucional na Defensoria Pública”. Foi produzida informação acerca da composição e atuação desta instituição, com dados quantitativos e qualitativos gerais face às dinâmicas de racismo institucional.