Fórum Justiça

NOTA DA RENAP SOBRE A CONJUNTURA

14/03/2016

Compartilhe!

A Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares-RENAP é constituída por pessoas que compõem assessoria de diversos movimentos sociais, organizada de forma horizontal e sem hierarquia. Sendo assim, seus membros têm posicionamentos diferenciados sobre o Governo Federal e outras questões de conjuntura.

Contudo, a RENAP se constitui em uma Rede de advogadas e advogados para a defesa de causas populares, dos direitos humanos e da democracia. Preocupa, então, à Rede, a instrumentalização das instituições que deveriam atuar para o bom funcionamento da democracia. Não se pode aceitar com tranquilidade ataque à sede da UNE (tal como em março de 1964), a grande mídia exortando uma ruptura institucional e antidemocrática, quadros políticos das forças mais atrasadas do país chamando pessoas às ruas na defesa de valores e do sistema que mantém a exploração e a desigualdade no país ha mais de 500 anos.

Repudia, assim, as diversas medidas de exceção cometida pela Operação Lavo Jato, como prisões e conduções coercitivas sem fundamento, e o tratamento parcial, incluindo aí, os vazamentos seletivos realizados. Entende inadmissível a ação policial para coagir reunião na sede de sindicato em Diadema-SP. As instituições, os seus membros, devem além de se ater as suas funções democráticas, não cederem a pressões políticas e corporativas. Inaceitável pedidos de prisão sem fundamento como feito pelo Ministério Público de São Paulo ao ex-Presidente Lula.

Denúncias devem ser apuradas e se comprovadas, os responsáveis cumprirem as sanções devidas. Mas a crescente escalada de ações violadoras de operações policiais e do ministério público, com a chancela de parte do judiciário, com a desculpa do combate à corrupção, não podem ser aceita num Estado democrático de direito. A naturalização de expedientes como estes terminam por atingir a população mais vulnerável e os movimentos sociais. Sabe-se que a esfera penal é seletiva e não contribui para a justiça social. Por isso, a RENAP, neste ensejo, também se manifesta contra as medidas de combate à corrupção e à impunidade propostas pelo Ministério Público Federal. O ordenamento jurídico brasileiro não necessita destas medidas para tanto.

A RENAP se coloca assim na defesa da democracia, da democratização do acesso a direitos e contra qualquer ruptura conservadora. O que país necessita é avançar em mecanismos de democracia direta e participação social.

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
online free course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
udemy free download