Nota de Repúdio à Prisão do Militante da Reforma Agrária em Veranópolis-RS

06/06/2016
Territórios

As organizações, redes e movimentos abaixo-assinados, reunidos no Fórum Justiça[1], vêm repudiar a prisão do militante da Reforma Agrária Valdir Misnerovicz, preso em Veranópolis-RS. O geógrafo Valdir Misnerovicz estava ministrando aula de cooperativismo no referido Município, quando foi preso numa operação articulada entre as polícias de Goiás e do Rio Grande do Sul.

Foi utilizada a Lei nº 12.850/2013, que dispõe sobre organizações criminosas. Uma clara ação de criminalização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST. Não se pode admitir a instrumentalização do direito penal para criminalizar movimentos sociais e, por conseguinte, direitos e garantias fundamentais (art. 5º, da CF), tais como: a liberdade; o direito de ir e vir; a livre manifestação do pensamento; a livre expressão da atividade intelectual; o direito de reunião; a liberdade de associação. O prisão visa mais que isto, intimidar que o Movimento, as pessoas se organizem para lutarem por outro direito constitucional, qual seja, a função social da propriedade (arts. 5º, XXIII, 170, III, 173º1º, I, 184, 185 e 186, da CF).

O Fórum Justiça articula-se em prol do acesso à justiça. Desta forma, acredita no empoderamento das pessoas e suas organizações para a consecução da justiça social. A criminalização dos movimentos sociais contribui para a manutenção do quando de desigualdades e violações de direitos. Assim, solidariza-se ao geógrafo Valdir Misnerovicz e à luta social que sua prisão visa atacar.

Porto Alegre, 06 de junho de 2016.

Associação Comunitária da Vila Dique

MTST-RS

Frente Quilombola-RS

MLB-RS

AGB-Porto Alegre

Acesso- Cidadania e Direitos Humanos

GAJUP/ SAJU da UFRGS

RENAP-RS

[1] O Fórum Justiça (FJ) se apresenta como um espaço aberto a organizações e movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de justiça e  outros atores  que  se  mostrem  interessados em discutir justiça  como  serviço público. Visa desenvolver, coletivamente, avaliações, estratégias e propostas que avancem na construção de um modelo  integrador de justiça, a partir de políticas de redistribuição de recursos e bens entrelaçadas às de reconhecimento de especificidades, pautado na incorporação de dinâmicas de participação popular.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download micromax firmware