Nota de Repúdio aos Atos de 8 de Janeiro de 2023 em Brasília
O Fórum Justiça — articulação de integrantes do sistema de justiça, academia e movimentos sociais comprometidos com a construção de uma justiça democrática e inclusiva — vem a público manifestar seu profundo repúdio aos atos golpistas ocorridos em Brasília, no último dia 08/01, e somar-se às vozes em defesa da democracia e do Estado de Direito.
A tomada e destruição da sede dos Três Poderes — por apoiadores do candidato derrotado e ex-Presidente da República Jair Bolsonaro — é um dos fatos mais graves ocorridos no país desde a redemocratização, e deve ser ser respondido à altura.
É preciso responsabilizar todos os envolvidos: mandantes, apoiadores e financiadores, bem como os agentes públicos e integrantes das forças de segurança que se omitiram ou viabilizaram tamanha barbárie.
As imagens a que assistimos perplexos na tarde de ontem ficarão gravadas na história e devem ser fonte de profunda reflexão e aprendizado. Para que tais fatos não se repitam jamais, não pode haver anistia, perdão, nem esquecimento.
O que ocorreu em Brasília não é um fato isolado, nem fruto do descontrole de algumas centenas de pessoas, é a culminação de um projeto de morte e corrosão das instituições democráticas, que durante quatro anos foi posto em prática pelo mais alto mandatário da República.
Neste momento crucial da história brasileira, nos colocamos ao lado de todas e todos dispostos a reconstruir o país e defender o Estado Democrático de Direito.
Rio de Janeiro, 09 de janeiro de 2023.
Fórum Justiça