Nota de Repúdio ao Projeto de Lei nº 031/2015
As organizações, redes e movimentos abaixo-assinados, reunidos no Fórum Justiça[1], vêm repudiar o Projeto de Lei nº 031/2015, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, de autoria do deputado estadual Elton Weber, do PSB. Este projeto é flagrantemente inconstitucional, por querer limitar o direito ao território de indígenas e quilombolas (arts. 215, 216 e 231 da CF e art. 68 da ADCT)
O projeto afirma que dispõe sobre a garantia de posse e propriedade de terras aos agricultores, empreendedores e pecuaristas familiares do Estado do Rio Grande do Sul. Mas, na verdade, a famigerada iniciativa interfere em competência de órgãos federais, o que não caberia ao Estado do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre, 06 de junho de 2016.
Associação Comunitária da Vila Dique MTST-RS
Frente Quilombola-RS MLB-RS
AGB-Porto Alegre Acesso- Cidadania e Direitos Humanos
GAJUP/ SAJU da UFRGS RENAP-RS
[1] O Fórum Justiça (FJ) se apresenta como um espaço aberto a organizações e movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de justiça e outros atores que se mostrem interessados em discutir justiça como serviço público. Visa desenvolver, coletivamente, avaliações, estratégias e propostas que avancem na construção de um modelo integrador de justiça, a partir de políticas de redistribuição de recursos e bens entrelaçadas às de reconhecimento de especificidades, pautado na incorporação de dinâmicas de participação popular.