Fórum Justiça

Nota do Fórum Justiça de Solidariedade à Luta do Cumbe de repúdio à criminalização de seus moradores

09/07/2014

Compartilhe!

 

O Fórum Justiça no Ceará reuniu-se no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, Aracati-CE, no dia 26 de junho de 2014. A reunião teve como pautas os conflitos coletivos da região do baixo Jaguaribe. Na oportunidade recebeu relato de violações aos direitos fundamentais, coletivos e difusos, essenciais à sobrevivência de sua cultura, meio ambiente e suporte alimentar da Comunidade do Cumbe, localizada naquele Município.

Desde 1996, as comunidades da região, como a do Cumbe, sofrem pela implementação de fazendas de criação de camarão (carcinicultura). Posteriormente, o Cumbe também veio sofrendo com a implantação de parques eólicos, de forma não integrada com seu modo de vida.

Grandes empreendimentos econômicos postos na região possuem grande apoio institucional, mas não se planejam conforme a realidade local, a integrando e a respeitando. No caso da carcinicultura traz um grande passivo ambiental, atrapalha as atividades de pesca e mariscagem, por exemplo. Estes dois empreendimentos trouxeram problemas quanto ao acesso a locais comuns e tradicionais da comunidade, como à praia, às lagoas e ao cemitério, que já tem 114 anos.

O poder econômico, por vezes, age a margem da lei e tenta instrumentalizar o sistema de justiça, para criminalizar quem resiste e luta por seus direitos. Agora, no mês de junho, este quadro pode ser constatado pela ação policial na fazenda Áqua Plays, onde foram apreendidas armas e munições. Para a concretização da justiça se faz necessário o esclarecimentos dos seguintes fatos: qual a relação entre os relatos de violência, a presença de armas pesadas no local e as ameaças sofridas?

Comunidade conta com o apoio da Advocacia Popular e da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Já conseguiu alguns avanços em relação às tentativas de criminalização e também em relação aos seus acessos tradicionais. Mas ainda há muitas questões pendentes sobre a posse de terras, socioambientais, sustentabilidade, etc. O Museu do Cumbe, compensação pelos artefatos retirados para a implantação dos parques eólicos, ainda é também um processo pendente. Por tudo isto que o Fórum Justiça se coloca ao lado da luta comunitária.

 

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course