Reunião FJ-VR | Balanço de 2021 e caminhos para 2022
Apesar das perdas e retrocessos vividos em 2021 do ponto de vista social, político e econômico, merecem ser celebradas e fortalecidas as conquistas, fruto da resistência, união e resiliência por parte da sociedade civil organizada.
Esse foi o balanço do coletivo do Fórum Justiça de Volta Redonda (FJ-VR) na sua última reunião do ano, realizada presencialmente em dezembro passado, na Cúria Diocesana da cidade.
A conversa abordou os inúmeros desafios e problemas amplificados pela pandemia, como o desemprego, a falta de acesso à saúde, de moradia, a fome, a violência doméstica, mas também celebrou importantes realizações da articulação no fortalecimento de um sistema de justiça mais inclusivo.
Dentre as principais conquistas, foram citados o trabalho com as ocupações e a mobilização dos posseiros urbanos, a iniciativa da Rede Entre Nós, que proveu cestas de alimentos secos, de produtos da agricultura familiar agroecológica e de higiene e limpeza no período mais severo da pandemia às populações vulnerabilizadas, o avanço e a construção de quintais produtivos urbanos e o projeto “Direitos Humanos: escuta ativa à mulheres cis e trans com familiares no sistema prisional e/ou egressos”, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH).
Houve ainda relatos históricos de integrantes originários do FJ-VR, que completou 10 anos no mês passado.
Para além de dar continuidade às ações em curso, a reunião definiu que a pauta para 2022 deve incluir novas iniciativas para fortalecer o coletivo, como a de agregar integrantes de diferentes religiões, jovens e fazer reuniões nos bairros para unir forças.
Dentre as principais demandas para o ano que se inicia foram listadas, a luta por moradia, por segurança alimentar e nutricional associada à economia solidária e o trabalho com a gestão pública para escutar as mulheres com familiares no sistema prisional.
Ao final foi transmitido o vídeo de comemoração dos 10 anos do FJ-VR e compartilhado um lanche.
Saiba mais detalhes na ata do encontro, clicando AQUI.