Fórum Justiça

Reunião FJ-VR | Balanço de 2021 e caminhos para 2022

14/01/2022
Democratização do Sistema de JustiçaTerritórios

Compartilhe!

Apesar das perdas e retrocessos vividos em 2021 do ponto de vista social, político e econômico, merecem ser celebradas e fortalecidas as conquistas, fruto da resistência, união e resiliência por parte da sociedade civil organizada.

Esse foi o balanço do coletivo do Fórum Justiça de Volta Redonda (FJ-VR) na sua última reunião do ano, realizada presencialmente em dezembro passado, na Cúria Diocesana da cidade.

A conversa abordou os inúmeros desafios e problemas amplificados pela pandemia, como o desemprego, a falta de acesso à saúde, de moradia, a fome, a violência doméstica, mas também celebrou importantes realizações da articulação no fortalecimento de um sistema de justiça mais inclusivo. 

Dentre as principais conquistas, foram citados o trabalho com as ocupações e a mobilização dos posseiros urbanos, a iniciativa da Rede Entre Nós, que proveu cestas de alimentos secos, de produtos da agricultura familiar agroecológica e de higiene e limpeza no período mais severo da pandemia às populações vulnerabilizadas, o avanço e a construção de quintais produtivos urbanos e o projeto “Direitos Humanos: escuta ativa à mulheres cis e trans com familiares no sistema prisional e/ou egressos”, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH).

Houve ainda relatos históricos de integrantes originários do FJ-VR, que completou 10 anos no mês passado.

Para além de dar continuidade às ações em curso, a reunião definiu que a pauta para 2022 deve incluir novas iniciativas para fortalecer o coletivo, como a de agregar integrantes de diferentes religiões, jovens e fazer reuniões nos  bairros para unir forças. 

Dentre as principais demandas para o ano que se inicia foram listadas,  a luta por moradia, por segurança alimentar e nutricional associada à economia solidária e o trabalho com a gestão pública para escutar as mulheres com familiares no sistema prisional. 

Ao final foi transmitido o vídeo de comemoração dos 10 anos do FJ-VR e compartilhado um lanche.

Saiba mais detalhes na ata do encontro, clicando AQUI. 

 

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
free online course
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
online free course