Fórum Justiça

Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria SP recebe prêmio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República por projeto de atendimento especializado à população em situação de rua

20/12/2012

Compartilhe!

Veículo: DPESP
Data: 17/12/2012

O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de SP recebeu nesta segunda-feira (17/12) o Prêmio Direitos Humanos 2012, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria “Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua”. É a 18ª edição do prêmio, oferecido pelo Governo Federal a quem desenvolve ações de destaque na área de direitos humanos.

A Defensoria Pública de SP, através do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e em parceria com a Defensoria Pública da União e o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), realiza desde setembro de 2011 um atendimento especializado à população em situação de rua no Centro da cidade de São Paulo. Em um ano, mais de 900 pessoas foram atendidas – o número chega a 2 mil atendimentos se considerados os retornos.

O Defensor Público Carlos Weis, coordenador do Núcleo premiado, recebeu a premiação das mãos da Presidenta da República, Dilma Roussef, em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Para ele, o reconhecimento serve como estímulo para a continuidade dos trabalhos. “Para a Defensoria Pública, esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho prestado em favor de um grupo social extremamente vulnerável, em face do qual o Estado só apresenta sua face mais dura. Esse prêmio é um estímulo para que seja ampliado o acesso à justiça à população de rua”.

Carlos Weis também destaca que as parcerias firmadas com outras instituições são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. “O sucesso da parceria está diretamente ligado com a parceria feita com os movimentos sociais relacionados à população de rua, e com o empenho dos Defensores Públicos estaduais e federais que atuam no atendimento a essas pessoas”, afirmou.

Durante o primeiro ano de atendimento da população em situação de rua, os Defensores identificaram que umas das maiores demandas deste grupo social é por atendimentos sociais, registro civil e segunda via de documentos pessoais. Também existem demandas para que seja solicitado benefício previdenciário, ou inclusão ou exclusão em albergues.

O 2º Subdefensor Público-Geral do Estado, Vitore André Zilio Maximiano, compareceu à cerimônia representando a Defensora Pública-Geral do Estado.

Mais informações

O atendimento à população em situação de rua é realizado na sede do Sefras – localizada na Rua Riachuelo, 268, no Centro da Capital – , às terças e quintas-feiras, entre 8h às 12h. A entidade, presente em cinco estados das regiões Sul e Sudeste do país, tem atuação reconhecida no atendimento a esse público.

Segundo levantamento feito pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de SP, dentre os que procuraram o serviço oferecido, 50% vivem em albergues, 26% vivem na rua, 9% vivem em ocupações, local de trabalho ou de favor, e 15% não informaram.

Premiação

Confira também os demais agraciados pelo Prêmio Direitos Humanos 2012:

1 – Categoria Dorothy Stang:
Luiz Couto
2 – Educação em Direitos Humanos:
Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília
3 – Mídia e Direitos Humanos:
Tim Lopes
4 – Centro de Referência em Direitos Humanos:
Movimento das Mães da Cinelândia
5 – Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua:
Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
6 – Enfrentamento à Violência:
Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi
7 – Enfrentamento à Tortura:
Maria Margarida Pressburger
8 – Direito à Memória e à Verdade:
Centro de Defesa dos Direitos Humanos – Grupo Ação Justiça e Paz de Petrópolis
9 – Diversidade Religiosa:
Pastor Djalma Rosa Torres
10 – Garantia dos Direitos da População LGBT:
Grupo Arco-Íris de Cidadania – LGBT
11 – Santa Quitéria do Maranhão:
Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza
12 – Erradicação do Trabalho Escravo:
Jônatas Andrade
13 – Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente:
Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (OSCEIA)
14 – Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa:
Terezinha Tortelli
15 – Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência:
Alexandre Carvalho Baroni
16 – Homenagem Especial:
Dom Tomás Balduíno e Dom Pedro Casaldáliga
17 – Menção Honrosa:
Levante Popular da Juventude de São Paulo

http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Conteudos/Noticias/NoticiaMostra.aspx?idItem=45020&idPagina=3086

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free online course
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download