Fórum Justiça

Ouvidoria-Geral da DPE/RS divulga o seu segundo relatório

23/06/2022
Territórios

Compartilhe!

 

Defesa das Defensorias Públicas, ampliação de parcerias e do diálogo com os movimentos sociais são destaque do segundo relatório da Ouvidoria-Geral da DPE/RS

A Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul publicou seu segundo relatório semestral, contendo a síntese do trabalho realizado pela Ouvidora-Geral, Marina Ramos Dermmam, a frente da equipe da Ouvidoria no período de 10 de outubro de 2021 a 9 de abril de 2022. Nos seis meses de atuação, consta a atuação nacional junto ao Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas em defesa da Instituição, articulando movimentos sociais, sociedade civil contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5741, que buscava enfraquecer as atribuições das DPEs.

A realização do Seminário Nacional sobre “Direitos da Natureza e o papel do Sistema de Justiça Frente às mudanças climáticas”, realizado em parceria com a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (FESDEP), o Instituto Preservar e a Associação de Juízes para a Democracia (AJD), contribuiu para aprimorar as teses jurídicas para litigâncias estratégicas na área ambiental.  Essa formação é destacada pela Diretora-Presidente da FESDEP, Patrícia Kettermann, no relatório: “a parceria tem rendido cursos sobre temas de extrema relevância e inéditos, que provocam uma atuação mais proativa e qualificada em áreas onde ainda atuamos timidamente”. A partir desta atuação conjunta com a FESDEP, a Ouvidoria e os movimentos sociais puderam indicar cinco bolsistas para o curso preparatório à Carreira de Defensora e Defensor Público da FESDEP. Os perfis selecionados contemplam um jovem indígena da etnia Kaingang, uma mulher negra, um homem trans e um assentado da reforma agrária, buscando abranger a maior diversidade possível.

Outro destaque é a ampliação do horário de atendimento da Ouvidoria, que agora atende das 9 horas até às 19h. A Ouvidoria também realizou 2.916 atendimentos de demandas da sociedade, o que gerou 551 novos protocolos encaminhados às Defensorias Públicas Regionais.

“O trabalho pessoal da Marina Dermmam, com uma capacidade de trânsito com os movimentos sociais, aliada à capacidade de construção de políticas internas com as Defensoras e Defensores Públicos, é responsável pela aproximação da DPE com as pessoas em relação às quais devemos prestar serviços”, destaca Mário Rheingantz, Presidenta da ADPERGS.

Leia aqui o relatório completo. 

Autoria: Equipe da Ouvidoria

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free