1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM JUSTIÇA CEARÁ – 2016
DATA: 20.02.2016 HORÁRIO: 10h LOCAL: CEDECA
Presentes: Luanna Marley (RENAP-CE, Escritório Frei Tito), Regilvânia (Cáritas), Sofia Frota, Manuela (manuelamss@hotmail.com), Tiago Cardoso (99921.6772 – tiago.cscardoso@outlook.com), Tiago Machado (98811.5053 – thiagofurlanetti@hotmail.com), Amélia Rocha (Defensora Pública) e Michelle Camelo (Defensora Pública e Assessora de Relações Institucionais da DPGE)
INFORMES
- Dia 29 de fevereiro às 14h: Audiência Pública para discutir o critério para aferição da hipossuficiência para o atendimento da Defensoria Pública.
PAUTAS
1. Defensoria Pública do Ceará (atual cenário)
– Orçamento Participativo da Defensoria Pública
– Será um marco para a DP e a sociedade. Houve uma conversa com os movimentos no dia 11 de fevereiro, onde solicitaram que fosse obrigatória a participação de Defensores Públicos, sobretudo no interior, bem como a Corregedoria, para que conheça as demandas da sociedade.
– Foi informado que a consulta pública já está aberta.
– Conforme a Defensoria, a mobilização da sociedade e organização das demandas são importantes para o processo de participação.
– Os encontros do Orçamento Participativo terá como metodologia inicial: a divisão do estado em 10 zonas judiciárias, conforme é feito pelo Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público. Serão 5 encontros (o mapa pode ser encontrado no site da Defensoria Pública. São feitas duas mobilizações, em relação aos/as Defensores Públicos e da Posteriormente, haverá a fase de apresentação e negociação junto ao governo do Estado, bem como haverá a fase de retorno para a sociedade do que foi acordado.
– Discutiu-se que o Orçamento Participativo será um importante instrumento para o fortalecimento da Defensoria Pública.
Encaminhamentos:
- Mobilização da sociedade e organização das demandas
- Repasse dos contatos eletrônicos dos movimentos sociais para Michelle Camelo com cópia para Meiry
- Outras pautas da Defensoria Pública
- Durante a reunião discutiu-se acerca da Audiência Pública relacionada ao critério para aferição da hipossuficiência para o atendimento da Defensoria Pública. Momento em que a relatora estará escutando a população sobre este
- Foi informado que a questão do Auxílio-moradia, estará sendo discutido na reunião do Conselho Superior da Defensoria Pública. Mas na reunião este debate não foi
- A pauta da Isonomia e da interiorização da DP foram colocadas como importantes. No momento, a RENAP e Caritas colocaram que o quanto é prioritária a ampliação da DP e a convocação dos/as novos/as defensores aprovados/as.
2. Extermínio da Juventude Negra:
- Dialogou-se sobre o cenário de Fortaleza acerca do Extermínio da Juventude Negra, onde a capital está no ranking das cidades com maior índice de homicídios de jovens. Inclusive, o que se vivencia no Brasil é considerado pelos movimentos sociais como genocídio da juventude
- No debate foi colocado que é importância ver estratégias de comunicação pois tem-se o entendimento de que a palavra “extermínio” não comunique tanto, então talvez fosse o caso de falar em “violência”, ou seja, “jovens negros vítimas de violência”. Houve concordância, em partes, contudo o movimento presente na reunião, informou que palavras como “extermínio” e “genocídio” são demarcações políticas e uma leitura dos movimentos acerca da situação da juventude no cenário
- Foi lembrado que já fazem mais de 100 dias que ocorreu a chacina em Messejana, e que na última semana, mais jovens negros e das periferias foram assassinados, sendo citado como grave o que ocorreu na Barra do Ceará e no Pici.
- Neste sentido, está sendo articulada reunião com o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública e com a Ouvidoria
- Os movimentos e organizações do Pici irão fazer um Dossiê em relação as mortes dos adolescentes e
3. Calendário anual de reuniões ordinárias (2º sábado, a cada dois meses)
Foi decidido que as reuniões continuarão ocorrendo a cada dois meses sempre no 2º sábado. Porém, as datas serão avaliadas pelos/as participantes do Fórum Justiça para saber se todos/as estarão de acordo
Ficou agendado para o dia 12 de março (sábado o dia inteiro) Planejamento do FJ 2016. (data a ser confirmado pelos/as integrantes)
CALENDÁRIO |
|
DATA |
ATIVIDADE |
12 de março | Planejamento do Fórum Justiça |
9 de abril | 2ª Reunião Ordinária |
11 de junho | 3ª Reunião Ordinária |
13 de agosto | 4ª Reunião Ordinária |
8 de outubro | 5ª Reunião Ordinária |
7 de dezembro | Seminário sobre Direitos Humanos e Prêmio FJ Maria Amélia |
10 de dezembro | Encerramento e Avaliação do ano de 2016 |