Fórum Justiça

Começam as inscrições para o XIV Colóquio Internacional de Direitos Humanos

13/02/2015

Compartilhe!

Encontro de ativistas em São Paulo vai debater direitos humanos e as ruas

10/02/2015cels colóquio colóquio internacional de direitos humanos direitos humanos e as ruas kontras legal resource centre lrc xiv colóquio

 

Clique aqui para se inscrever no XIV Colóquio

Estão abertas as inscrições para o XIV Colóquio Internacional de Direitos Humanos, encontro que desde 2001 reúne ativistas e defensores de direitos humanos do  Sul Global em São Paulo. O evento acontece entre os dias 24 e 29 de maio.
 
Esse ano, levando em conta a intensificação do uso de protestos como estratégia para a vocalização de demandas sociais, em diversos países, o Colóquio terá como tema central a relação entre os direitos humanos e as ruas.
 
“É um tema relevante e atual no Norte e no Sul, em regimes democráticos e autoritários, em países desenvolvidos e em desenvolvimento”, explica Ana Cernov, coordenadora do programa Sul-Sul da Conectas.
 
“Queremos debater como as causas se transformam em mobilizações, como lidar com a repressão e garantir direitos e liberdades nas ruas. Queremos, ainda, discutir como e por que organizações se engajam em manifestações e como articulam essa participação com o trabalho de pesquisa e advocacy. São perguntas determinantes para o futuro do movimento de direitos humanos”, completa.
 
Organizadores
 
Pela primeira vez, o Colóquio é organizado pela Conectas em conjunto com outras três entidades. CELS (Centro de Estudios Legales y Sociales), da Argentina, LRC (Legal Resources Centre), da África do Sul, e a KontraS, da Indonésia foram convidados a contribuir na escolha do tema e na organização dos debates.
 
Temas
 
Levando em conta o tema mais amplo do Colóquio, Direitos Humanos e as ruas, os debates estarão organizados em três eixos:
 
Pauta das ruas :: Procuraremos mostrar um panorama de causas pelo mundo que precisaram tomar as ruas para serem ouvidas. A partir disso, queremos nos perguntar: Por que determinadas demandas não são ouvidas pelo Estado? O que leva movimentos a ocuparem as ruas? Quais são as táticas de protesto e formas de organização?
 
Direito às ruas :: Esse segundo eixo discutirá a ação estatal, em particular, o papel das forças de segurança e dos órgãos de controle, incluindo o judiciário. Quais as obrigações do Estado para a garantia do direito à manifestação? O que tem caracterizado a ação estatal em diferentes contextos? Existem canais de negociação, participação e diálogo com o Poder Público antes, durante ou depois das manifestações? Que estratégias – jurídicas, políticas, de comunicação – podem ser usadas para proteger os direitos em jogo nas manifestações? 
 
Legado das ruas :: O encontro permitirá, ainda, debater os impactos dos protestos. Como as demandas expressadas nas ruas levam a transformações concretas? As manifestações podem contribuir para uma discussão ampla sobre a participação da sociedade nas decisões públicas? Existem novos meios de participação democrática? Qual a relação entre os novos movimentos e os canais tradicionais de participação?
 
Quem pode participar?
 
Serão contemplados os candidatos e candidatas, preferencialmente de 20 a 35 anos de idade, que tenham experiência na área de direitos humanos, principalmente da América Latina, África e Ásia, e experiência com os eixos de debates propostos para o XIV Colóquio. Em função do tema, também são bem vindas candidaturas de ativistas e membros de coletivos e grupos não tradicionais.

Com o tema ‘Multipolaridade’, última edição do Colóquio reuniu mais de 100 pessoas em São Paulo

 

Os candidatos poderão requerer bolsas parciais ou integrais, que serão concedidas ou não após análise pelo Comitê de Seleção. As inscrições vão até o dia 10/3. O resultado será publicado em 15/3 no site da Conectas. 

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Histórico
 
Entre 2001 e 2013, o Colóquio foi organizado anualmente pela Conectas. Durante esse período, reuniu cerca de 1,5 mil participantes de 80 países. Em 2014, a organização deu início a mudanças na estrutura do encontro para torná-lo mais diverso, representativo e amplo e, ainda, para garantir um efetivo intercâmbio de experiências entre defensores e defensoras.
 
A partir de 2015, o Colóquio acontecerá a cada dois anos, sendo intercalado por outras atividades de debate descentralizadas e, outros países e regiões. O objetivo, no entanto, continua o mesmo: reunir defensores para assim construir uma rede ativa, forte e solidária de organizações e ativistas do Sul Global.

Clique aqui para saber como foi o XIII Colóquio. 

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course