CRIOLA lança Agenda Antirracista em parceria com o Fórum Justiça
A CRIOLA, organização de direitos humanos com foco na atuação de mulheres negras, lançou em março a Agenda Antirracista para Transformação do Sistema de Justiça. O documento, elaborado em conjunto com outras entidades, como o Fórum Justiça, apresenta soluções políticas e recomendações para construir uma nova narrativa sobre as reformas do sistema de justiça.
A agenda propõe medidas com o objetivo de afastar órgãos como o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, de uma cultura que legitima a violência racial e inseri-los em uma cultura que respeita plenamente a dignidade e os direitos das pessoas afrodescendentes.
A Agenda Antirracista é fruto do projeto Justiça para Mulheres Negras: Enfrentando a Violência Racial e de Gênero e Ampliando Direitos, que a CRIOLA desenvolve. O objetivo geral do projeto é fortalecer as lideranças negras e suas organizações para que possam desenvolver ações políticas que enfrentem o impacto da violência racial, da criminalização e das desigualdades raciais.
O lançamento da Agenda Antirracista representa um passo importante na luta contra o racismo estrutural e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas. Acesse o documento.