Fórum Justiça

Debate sobre Processo Civil e Direitos Humanos e lançamento do Edital para a Revista InSURgência

02/10/2019

Compartilhe!

Debate PROCESSO CIVIL & DIREITOS HUMANOS

Dia 15 de outubro, 17 horas, no auditório do MPF4- Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Praia de Belas, Porto Alegre/RS, com a presença de:

– Carolina Schröeder Alexandrino: Mestre Teoria Geral da Jurisdição e Processo pela PUC/RS
– Enrico Rodrigues de Freitas: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região
– Luís Alberto Reichelt: Professor do PPGD de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)
– Marcelo Dias: ex-presidente da Associação Romeu Samarani

Na oportunidade se lançará o edital para o Dossiê da Revista InSURgência com o tema “Processo Civil & Direitos Humanos”. Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês e francês. O dossiê pretende abranger as seguintes temáticas:

– Conflitos fundiários: o processo civil como instrumento de efetivação ou violação dos direitos à terra, ao território e à moradia;

– Direito identitário: o processo civil como instrumento de efetivação ou violação;

– Preservação do meio ambiente: o processo civil como instrumento de efetivação ou violação;

– Direitos sociais: como são tratados no sistema de justiça?

– Ações civis públicas e ações populares e a eficácia para construção de uma sociedade mais participativa e democrática

– O Direito Processual em tempos de esvaziamento dos Direitos Trabalhistas.

Sobre a Revista: 

A InSURgência é revista de direitos e movimentos sociais (ISSN: 2447-6684), ligada ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais – IPDMS, tem por objetivo difundir produção teórica inédita concernente à temática “direitos e movimentos sociais”.

Com a perspectiva de impulsionar a atividade de pesquisa desenvolvida com, por e para os movimentos sociais, mobilizando pesquisadores de todo o Brasil em diversas áreas temáticas, o IPDMS se propõe a criar uma publicação, em formato de periódico internacional, que promova produções teóricas que estejam comprometidas com a construção de conhecimento crítico e libertador sobre o tema dos direitos e dos movimentos sociais, permitindo a elaboração criativa e engajada de análises e interpretações sobre os diversos assuntos que afetam o povo brasileiro e latino-americano.

Na articulação para o lançamento deste dossiê estão envolvidos a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares/RENAP e o Fórum Justiça/FJ. A Rede é uma articulação descentralizada, não-hierárquica e de abrangência nacional. Tem por objetivo a promoção do debate político-jurídico, a prestação de assessoria jurídica aos movimentos sociais e o resgate da utopia da advocacia voltada ao interesse das causas populares. E o FJ se apresenta como um espaço aberto as organizações e movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de justiça e outros atores que se mostrem interessados em discutir justiça como serviço público. Destina-se a estimular o debate em torno da política judicial no Brasil, observado o contexto ibero latino-americano.

 

Redes:

InSURgência.

IPDMS.

RENAP. 

Fórum Justiça. 

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download
download mobile firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free