Fórum Justiça

Fórum Justiça Lança Publicação com Abordagem Multicultural sobre Acesso à Justiça e Políticas Judiciais nas Américas

13/07/2021
Íbero Latino-Americano

Compartilhe!

Já está disponível a primeira edição do livro eletrônico “Acesso à justiça nas Américas”. O trabalho é resultado de um projeto multicultural de mesmo nome, criado em 2019, e capitaneado pelo Fórum Justiça (FJ), que envolve uma rede de ativistas, professores, pesquisadores, instituições, advogados e defensores públicos nas Américas, com artigos em português, espanhol, inglês e francês.

ACESSE AQUI

Tratam-se de relevantes análises e propostas concretas para promover um sistema de justiça integrador na região, que proteja os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os principais tópicos do material são:
– Experiências de integração e participação social em prol do acesso à justiça
– Reflexões sobre o uso da lei e obstruções do acesso à justiça
– A Defensoria Pública e suas limitações institucionais e capacidades frente às novas demandas
– O reconhecimento de novos direitos e temáticas
– O campo do direito e a reprodução de hierarquias
– Transdisciplinaridade no acesso à justiça

O intuito é que esta seja a primeira de uma série de publicações abarcadas pelo projeto “Acesso à Justiça nas Américas”, que também inclui ações e atividades multiculturais e interinstitucionais para fortalecer o acesso a uma justiça gratuita e de qualidade para toda a população.

Sobre o projeto “Acesso à Justiça nas Américas (AJA)”

A proposta do projeto foi apresentada durante o Seminário Internacional “Democracia e a Defensoria Pública na América Latina”, realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2019, e organizado pelo Grupo de Trabalho Ibero latino-americano do FJ (ILA-FJ), voltado para a promoção dos valores democráticos no sistema de justiça dos países da região.

O projeto busca estimular o diálogo intercultural e interinstitucional sobre o acesso à justiça e as políticas judiciais nas Américas. Visa promover encontros e publicações com essa abordagem multicultural de oferecer propostas legais baseadas em experiências concretas, dados e políticas públicas a fim de superar a dominância do dogmatismo legal tradicional.

 Os principais apoiadores do projeto são: Instituto de Investigación y Estudios en Cultura de Derechos Humanos, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Asociación Interamericana de Defensores Públicos (AIDEF), Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM), Instituto de Investigación y Estudios en Cultura de Derechos Humanos(Culturadh), Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), Instituto Joaquim Herrera Flores e Human Rights Research and Education Centre da Universidade de Ottawa (HRREC).

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free