Fórum Justiça

Caravana da Cidadania – Aldeia Indígena Sai Cinza – Povo Munduruku

23/08/2016
Territórios

Compartilhe!

Realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, o Núcleo de Direitos Humanos, através do Defensor Público Johny Giffoni, participou da caravana de cidadania organizada pelo Ministério Público Federal, em conjunto com a FUNAI e Ministério Público Estadual. A ação teve como objetivo emitir registro civil de índios da etnia Munduruku de acordo com a língua e grafia tradicionais e ocorreu no Município de Jacareacanga, mais precisamente na aldeia indígena Sai-Cinza, do povo Munduruku.

Apoiaram a iniciativa o Propaz, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prelazia de Itaituba e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), da Secretaria de Segurança Pública, que conduziu os participantes. A aldeia Sai-cinza está localizada à margem esquerda do rio Tapajó. Além dos indígenas moradores da Aldeia Sai-cinza, diversos outros indígenas de outras aldeias buscaram a ação.

munduruku 5 munduruku 6 munduruku7

Foram cerca de 400 atendimentos na aldeia da Etnia Munduruku, que ocorreram a pedido do Ministério Público Federal, através da seção de Itaituba. As principais demandas foram emissão de 1ª via e retificação de registro de nascimento, registro tardio e oficialização de união estável.

Participaram da ação o defensor público Johny Fernandes Giffoni (NDDH), a procuradora da república Janaina Andrade de Sousa e a promotora de justiça Lilian Regina Furtado Braga, do programa Ministério Público e a Comunidade de Santarém. De acordo com o defensor público Johny Giffoni, a ação foi o primeiro contato dos índios da aldeia Sai-cinza com o Estado e foi de suma importância para o reconhecimento do indígena enquanto membro social da tribo ou aldeia, além do reconhecimento cultural que seu povo carrega. “Era uma reclamação deles que o cartório não queria efetuar o registro de acordo com a sua cultura. Para os Munduruku, no nome deve constar apenas o “clã” do pai, e a etnia. Não é correto falarmos de sobrenome, pois na ‘cosmologia’ Munduruku a organização social e o valor de cada organismo social é diferente do que é para nós.”, informou. (Fonte: Ascom Defensoria Pública).

  1. Emissão de recomendações conjunta entre Defensoria Pública, Ministério Público Federal e Estadual, aos cartórios dos Municípios de Jacareacanga e Itaituba para procederem com o registro dos indígenas de acordo com o nome cultural, organização social, bom como a inclusão do nome da etnia.
  2. Atendimento nas Aldeias do Município de Tomé-Açu. Nos dias 15 e 16 do mês de outubro de 2016, a Defensoria Pública, através do Defensor Johny Giffoni esteve nas terras indígenas Tembé, cerca de 40km de Tomé-Açu, nas aldeias: Acará Mirim, Cuxiu-Mirim, Turé-Mariquita, tendo a participação de outras aldeias das TIs Tembé em Tomé-Açu. Cerca de 100 pessoas foram atendidas. No primeiro momento, procedemos com alterações dos registros e inclusão do nome indígena da etnia. Fizemos também uma roda de conversa sobre os direitos dos povos indígenas e a evolução no tempo.

A Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre povos indígenas e tribais estabelece que seja garantida a retificação no registro de nascimento, no que tange à colocação da etnia e do nome utilizado por cada cidadão em sua própria aldeia, ou seja, como são conhecidos em sua cultura. Igualmente, o disposto no art. 2° da Resolução Conjunta nº 3, de 19 de abril de 2012, expedida pelo Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça: “no assento de nascimento do indígena, integrado ou não, deve ser lançado, à pedido do apresentante, nome indígena do registrando, de sua livre escolha”. Na prática, existem indígenas que estão registrados com nomes diferentes daqueles adotados em suas respectivas aldeias.

Mais notícias sobre o evento AQUI.

 

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=