FJ participa de café comunitário com pessoas em situação de vulnerabilidade em Volta Redonda
Diversos coletivos e pastorais de Volta Redonda e integrantes do Fórum Justiça (FJ) participaram de um café comunitário, promovido na última quarta-feira (30/11) pela Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda. O intuito foi debater as principais demandas envolvendo direito à moradia, de catadoras e catadores e pessoas em situação de rua.
Representando o FJ, estiveram Josinete Maria Pinto, que também é técnica na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), e Edir Antônio, que integra ainda o Movimento Fé e Política. Participaram ainda integrantes da Pastoral da Criança, da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, de cooperativas de trabalhadoras/es da coleta seletiva “Cidade do Aço”, “Folha Verde” e “Reciclar VR”, moradores da Ocupação da Paz, flanelinhas e pessoas assistidas pela Comunidade São Carlos.
A falta de apoio do Poder Público para efetivação de políticas de habitação esteve no centro do debate. Um dos pontos tratado foi o fato de a Secretaria de Ação Comunitária (SMAC) estar enviando pessoas em situação de rua para ocupações sem diálogo com as pessoas que lá estão. O grupo tem sido acompanhado pela Defensoria Pública Estadual/Núcleo de Tutela Coletiva.
Ao fim do encontro, ficou acertado que a Diocese produzirá uma carta com as demandas das cooperativas da coleta seletiva que será encaminhada para a prefeitura de Volta Redonda, junto o com a Carta do seminário “Cuidar do Nosso Lixo: um ato de amor para com a criação”, realizado em Barra Mansa no ano de 2019.