FÓRUM JUSTIÇA APOIA A RETOMADA GUARANI MBYA EM MAQUINÉ-RS
O Fórum Justiça é uma articulação de movimentos e organizações sociais, setores acadêmicos e membros do sistema de justiça. Debate a participação social, a democratização das instituições de justiça, por conseguinte, o aperfeiçoamento de mecanismos de acesso à justiça. Sendo assim, coloca-se ao lado de toda ação que garanta, efetivamente, a justiça social.
Por isso, o Fórum Justiça-RS, reunido no dia 23 de fevereiro, na Ocupação Lanceiros Negros, em Porto Alegre, deliberou manifestar apoio à retomada Guarani Mbya, em Maquiné-RS. Cerca de 30 famílias guaranis retomaram área que era da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), extinta pelo atual Governo Estadual.
A área é historicamente ocupada povo Guarani. O litoral norte do Rio Grande do Sul é ocupado por grupos guarani de forma originária. Contudo, terminaram sendo expulsos por colonos daquela região. A área retomada possui o meio ambiente preservado, assim, de uma só vez, garante-se a justiça social e a proteção da natureza. Segundo a Funai, as Terras indígenas são responsáveis pela preservação de 30% da biodiversidade brasileira[1].
Diversos setores da sociedade gaúcha se mobilizam em apoio à retomada e o Fórum Justiça também se soma!
[1] Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/1725-as-terras-indigenas-sao-responsaveis-pela-preservacao-de-30-da-biodiversidade-brasileira. Acesso em: 03 de mar 2017.