Fórum Justiça apoia debate sobre desaparecimentos forçados na Unisinos
Na próxima quarta-feira (31), o PPG em Direito da Unisinos promove o evento ‘Desaparecimentos Forçados e Proteção dos Direitos Humanos’, com transmissão on-line. O Fórum Justiça é um dos apoiadores da iniciativa.
A atividade tem como proposta discutir o tema a partir de uma perspectiva interdisciplinar e propor estratégias de proteção das vítimas.
O desaparecimento forçado é uma forma grave de violência praticada por agentes estatais, quando uma pessoa é detida ilegalmente e mantida em sigilo, negando-lhe seus direitos fundamentais e ocultando sua localização. A prática é utilizada como repressão política, perseguição e controle de dissidentes e ativistas.
No Brasil, o desaparecimento forçado foi amplamente empregado durante o regime militar e ainda ocorre atualmente, envolvendo abordagens policiais e ações de grupos criminosos com a participação de agentes públicos. Essa grave violação de direitos costuma ser utilizada para ocultar provas e dificultar a investigação de assassinatos, inclusive por grupos criminosos.
O encontro conta com palestras e apresentações de pesquisas e tem como público-alvo acadêmicos, profissionais do direito e ativistas dos direitos humanos. As inscrições podem ser feitas no link do evento: https://eventos.asav.org.br/event/protdireit/site
Além do Fórum Justiça, também apoiam a iniciativa Fadesp, ADPERGS, CEDH-RS, MPF e Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.